A Orquestra Sinfônica Municipal apresenta nos dias 13 e 15 a Missa solene, uma das grandes obras de Beethoven. A regência é de Roberto Minczuk e as apresentações incluem os solos do tenor Aníbal Mancini, do barítono Michel de Souza, da mezzo soprano Luciana Bueno e da soprano Carla Filipcic Holm (que interpretou a Marechala no Cavaleiro da rosa, de Strauss, apresentado pelo teatro em 2018).
Escrita antes da Sinfonia nº 9, mas só ouvida na íntegra depois da estreia da Nona, a obra tem importante significado, como anota o compositor André Boucourechliev. “A Missa assinala, na aurora do Romantismo, o divórcio entre as artes e o sagrado, antes reunidos, durante muitos séculos de obras-primas. Celebra o homem em suas glórias e vicissitudes; está habitada pela alegria e a tristeza humanas, os cânticos da natureza, os ecos da guerra e os atrativos da paz – e, antes de mais nada, pela vontade de triunfar.”
A Orquestra Sinfônica Municipal também sobe ao palco no dia 14, quando serão apresentados trechos de O messias, de Händel, dentro da série Cante Junto, quando o público é convidado a participar da apresentação.
Prepare-se: A orquestra se apresenta ainda nos dias 21 e 22, quando se une ao Coro Lírico para um concerto de Natal com regência de Mario Zaccaro. Também no dia 22, a Orquestra Experimental de Repertório e seu diretor Jamil Maluf recebem o pianista Aleyson Scopel como solista do Concerto em sol maior de Ravel – o programa tem ainda os Quadros de uma exposição, de Mussorgski, conjunto de peças originalmente escritas para piano mas orquestras pelo compositor francês.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Acervo CONCERTO A ‘Missa solene’ de Beethoven
Notícias Osesp abre projeto dedicado a Beethoven
Notícias Marin Alsop: oito anos em oito concertos
Colunistas Conhecendo a Orquestra Criança Cidadã