Theatro São Pedro abre série dedicada à música de Beethoven

por Redação CONCERTO 16/11/2020

O Theatro São Pedro de São Paulo inicia nesta segunda-feira, dia 16, uma ambiciosa programação dedicada à música de câmara de Beethoven, com apresentações transmitidas pela internet e outras abertas ao público.

A homenagem aos 250 anos do compositor era um dos eixos da programação do teatro para 2020 e foi repensada à luz das mudanças provocas pela pandemia, que trouxe algumas novidades interessantes.

Serão apresentadas dezoito das trinta e duas sonatas para piano do compositor. O time de pianistas é formado por Karin Fernandes, Luiz Guilherme Pozzi, Horacio Gouveia e por dois alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo, Lucca Verdi e Ingrid Uemura – e, antes de cada transmissão, um compositor convidado falará com o público sobre a importância das obras que serão ouvidas. O mesmo vale para a integral das sonatas para violino e piano do compositor, gravadas por Nahim Marun e Claudio Cruz. 

As peças foram reunidas a partir de um recorte cronológico, para mostrar a evolução da escrita musical do compositor. Nesta primeira semana, por exemplo, o tema que engloba as peças selecionadas é Desdobrando Haydn e Mozart.

A série inclui ainda uma seleção dos últimos quartetos de cordas na interpretação do Quarteto Carlos Gomes – esses concertos serão realizados de forma presencial, em dezembro, no Theatro São Pedro.

Ao longo da série, também serão transmitidos pelos canais do teatro vídeos da série Contexto Beethoven, nos quais Irineu Franco Perpetuo oferece informações sobre a época em que as obras surgiram. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Roteiro
Prepare-se: os destaques da semana
Notícias Ospa vence edital para finalizar construção de teatro
Notícias São Paulo Companhia de Dança volta a se apresentar para o público

Nahim Marun e Claudio Cruz durante gravação no Theatro São Pedro [Reprodução]
Nahim Marun e Claudio Cruz durante gravação no Theatro São Pedro [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.