Primeira série enfoca 15 compositores; programas foram gravados em cenários externos da cidade de São Paulo
Desde o último dia 19 de março, os espectadores da TV Cultura, de São Paulo, tem se deparado com pequenos vídeos exibidos entre os comerciais ao longo da programação. É a inovadora série “Momento musical”, idealizada e concebida pelo pianista Marcelo Bratke e a artista visual Mariannita Luzzati, com direção de Marco Rombino.
Os mini episódios, cada um com 2 minutos, foram gravados nos mais diferentes cenários externos da cidade de São Paulo. Com produção cuidadosa e em linguagem clara e informal, Bratke conta um pouco sobre a vida de um grande mestre da música clássica e em seguida interpreta um trecho de sua obra. A primeira série que está sendo exibida enfoca 15 compositores: Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Robert e Clara Schumann, Brahms, Liszt, Chopin, Tchaikovsky, Debussy, Satie, Gershwin, Ernesto Nazareth e Villa Lobos.
“‘Momento musical’ é um projeto sem precedentes na história da televisão brasileira, ele foi desenhado especialmente para a TV Cultura”, conta Marcelo Bratke, que concedeu a seguinte entrevista para o Site CONCERTO:
Como surgiu a ideia?
Marcelo Bratke: Um tempo atrás eu li uma matéria publicada pela Folha de S. Paulo e achei curiosa uma frase, que cheguei até a anotar. Ela dizia exatamente o seguinte: “Psiquiatras e psicólogos apontam para os malefícios psicológicos que os noticiários podem causar aos telespectadores neste período de pandemia”. A ideia do “Momento musical” é justamente a de criar uma trégua para o telespectador. São pequenos episódios, de 2 minutos cada um, que aparecem entre os comerciais. Você está assistindo a um comercial de um banco, por exemplo, e de repente aparece na sua tela uma pequena história sobre Mozart, sobre Beethoven, sobre Villa-Lobos, onde o narrador, que sou eu, revela ao público um perfil de certa forma atualizado dos grandes compositores da música ocidental. O que eu quero é refrescar as imagens desses grandes mestres com assuntos biográficos, curiosidades e também célebres frases, para proporcionar ao público a possibilidade de ele se identificar de maneira atemporal e informal com esses grandes personagens musicais.
Qual é o objetivo do programa?
Marcelo Bratke: O objetivo principal do projeto é a formação de novas plateias. A estratégia que nós utilizamos no projeto com o intuito de se atingir o objetivo de formação de novas plateias, foi justamente a novidade do projeto, ou seja, criar, através de um narrador, um personagem televisivo que revela ao público um perfil atualizado dos grandes compositores que compõem a série.
Com isso vocês também estabelecem uma nova ligação com os compositores?
Marcelo Bratke: Exatamente, conexões com o mundo de hoje. Esse é um elemento importantíssimo dentro da comunicação e foi provavelmente o fio condutor principal na criação do projeto, na criação dessa série do “Momento musical”. Porque eu acredito que um jovem de 15 anos, por exemplo, ao se deparar pela primeira vez com a figura de Mozart, em uma pintura, feita há séculos, muito provavelmente não vai encontrar nada muito em comum entre ele e Mozart. Então a ideia, através desse personagem televisivo criado para a série, foi a de atualizar, a de aproximar a figura desses grandes compositores com o público brasileiro, inclusive dentro de um contexto da cultura brasileira. Porque os episódios são filmados em locais históricos de São Paulo. Ou seja, queremos aproximar o público desses personagens. É quase como que propondo que fosse possível para alguém estar andando na rua na cidade de São Paulo e se encontrar com o Mozart: “Olha, prazer em conhecê-lo, meu nome é João. E o seu?” “O meu é Mozart!” É essa a ideia do projeto “Momento musical”.
Assista abaixo a reprodução do ‘Momento musical’ de George Gershwin, produzido pela TV Cultura de São Paulo:
Leia também
Notícias Theatro Municipal do Rio de Janeiro anuncia temporada 2022
Notícias Prepare-se: onze concertos, recitais e óperas são destaques da semana
Colunistas Ninguém é apolítico, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.