Alejandro Aldana, spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, será o solista de Concentric Paths, Concerto para violino e orquestra op. 24, de Thomas Adès, amanhã (22 de junho), em concerto da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires no Teatro Colón, na Argentina. A apresentação faz parte do Ciclo Contemporâneo e terá ainda as obras Frontispicio (2019), de Unsuk Chin, e Harmonielehre, de John Adams (1984-1985/rev.2024), todas em estreia na Argentina. A direção será do maestro argentino Pablo Druker.
Alejandro Aldana nasceu em João Pessoa, na Paraíba, mas ainda criança mudou-se com a família para a Argentina. Formado pela Universidade Patagônica de Artes, na Argentina, e pela Universidade de Música e Artes Visuais de Frankfurt, na Alemanha, Aldana foi spalla convidado da orquestra da Ópera de Frankfurt (2011-2012) e spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira (2012-2016). Desde 2016 ocupa esta mesma função no Theatro Municipal de São Paulo.
Aldana tem interesse especial no repertório de cordas não tradicional e contemporâneo, tendo colaborado com compositores como Clarice Assad, Felipe Senna, Léa Freire, Alexandre Guerra e Silvia Goes. Em 2022, o violinista fez a estreia brasileira de duas obras do compositor argentino Esteban Benzecry (Wiphala Colors, para orquestra de cordas, e o Concerto para violino), com a Ospa e a Orquestra Sinfônica Municipal. E em 2018, estreou no Colón com um programa em homenagem a Mauricio Kagel.
Aldana é cofundador do grupo São Paulo Chamber Soloists. E, em 2023, lançou com o pianista Fabio Martino a primeira gravação das Sonatas 2 e 3 de Alberto Williams, feita em Baden-Baden, na Alemanha, para o selo Naxos.
Thomas Adès, nascido em 1971 em Londres, na Inglaterra, é um dos mais destacados compositores da atualidade. A sua obra Concentric Paths foi escrita em 2005 e tem três movimentos. [Há no YouTube a gravação da obra realizada em Colônia em 2010 pela Orquestra de Câmara da Europa, com o violinista Anthony Maarwood e regência do próprio compositor. Clique aqui para acessar.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.