De Mozart a Wagner, o Site CONCERTO separou uma lista de produções de ópera de diferentes teatros brasileiros que podem ser vistas na internet: uma chance de ter contato com o trabalho realizado no gênero pelas casas e pelos artistas do país.
Tristão e Isolda, de Wagner
Em 2011, o Festival Amazonas de Ópera encenou Tristão e Isolda, de Wagner, estabelecendo-se mais uma vez como referência na interpretação das óperas do compositor. Nos papeis principais, a soprano Eliane Coelho e o tenor John Charles Pierce. A regência é de Luiz Fernando Malheiro e a direção, de André Heller-Lopes.
O guarani, de Carlos Gomes
A mais célebre ópera do compositor brasileiro, que com ela abriu caminho para sua carreira na Itália, foi encenada pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte em 2016. A produção foi assinada por Walter Neiva e a regência ficou a cargo de Silvio Viegas. Marina Considera, Richard Bauer e José Galissa estavam entre os destaques do elenco.
Norma, de Bellini
Vincenzo Bellini é símbolo do período do bel canto, quando era a partir da ênfase na voz que surgia o discurso dramático. Entre suas óperas, a mais conhecida é Norma, que em 2017 ganhou montagem de Pablo Maritano no Palácio das Artes. No papel da sacerdotisa Norma, a soprano Eiko Senda, ao lado do tenor Fernando Portari.
Gianni Schicchi, de Puccini
A produção foi apresentada em 2007 no Theatro da Paz, com um elenco que tinha o jovem tenor Atala Ayan, o baixo José Gallisa, o barítono Manuel Alvarez e a mezzo soprano Edineia Oliveira. A direção musical, à frente da Orquestra do Theatro da Paz, era de Mateus Araújo e a concepção cênica foi assinada por William Ferrara.
La Clemenza di Tito, de Mozart
A produção de 2018 foi apresentada no Theatro São Pedro de São Paulo, dirigida por Caetano Vilela e com regência do maestro Felix Krieger. No elenco, o tenor Caio Duran, as sopranos Gabriella Pace e Marly Montoni, o baixo Saulo Javan e as mezzo sopranos Luisa Francesconi e Luciana Bueno.
Leia mais
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Colunistas Iacov Hillel, uma lembrança, por Luciana Medeiros
Colunistas Stálin e a ópera, por Jorge Coli
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.