Com óperas e concertos, Festival de Música do Espírito Santo abre nova edição

por Redação CONCERTO 07/11/2019

O Festival de Música Erudita do Espírito Santo chega este mês a sua sétima edição como testemunho da presença do gênero no estado e, em especial, na capital Vitória, que hoje tem alguns grupos fixos com interessante programação anual. 

O evento é uma realização da Cia. de Ópera do Espírito Santo (Coes) e tem direção geral de Tarcísio Santório, direção artística da cantora lírica Natércia Lopes e consultoria artística do pianista e maestro brasileiro radicado nos EUA Fabio Bezutti.

A ópera tem papel importante na programação. A começar com uma nova montagem de Carmen, de Bizet, que será apresentada nos dias 8 e 10 no Centro Cultura Sesc Glória, com a Orquestra Sinfônica da Coes sob regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato. A direção cênica é de Menelick de Carvalho e no elenco estão cantores como a mezzo soprano Luciana Bueno, o tenor Fernando Portari, o barítono Homero Velho e a soprano Gabriella Pace.

Nos dias 13 e 14, a Sinfônica do Espírito Santo apresenta a Nona sinfonia de Beethoven (leia mais abaixo). Outro grupo convidado é a Orquestra Jovem Vale Música, atração do dia 21, com regência de Lucas Anísio.

Mezzo soprano Luciana Bueno interpreta Carmen na ópera de Bizet [Divulgação]
Mezzo soprano Luciana Bueno interpreta Carmen na ópera de Bizet [Divulgação]

No dia 15, uma Gala Lírica vai reunir o tenor Paulo Mandarino e a mezzo soprano Ana Lucia Benedetti e o pianista André dos Santos no Palácio Sonia Cabral. Outro recital está marcado para o dia 16, desta vez com canções e a presença de cantores capixabas. 

A música de câmara entra na agenda no dia 17, com o trio formado pelo violista Fernando Thebaldi, o clarinetista Cristiano Alves e a pianista Yuki Shimizu; no dia 22, com o duo formado pelo violonista Fabio Bartoloni e a pianista Daniela Lucatelle; ou ainda com o Quinteto de Sopros Capixaba, que se apresenta no dia 29.

O encerramento, nos dias 28, 29 e 30, traz a ópera de volta, agora com O barbeiro de Sevilha, de Rossini, com regência de Fabio Bezutti, à frente da Orquestra de Câmara da Coes. A direção é de Janette Dornelas, que também interpreta o papel de Rosina, ao lado do tenor Daniel Menezes, do barítono William Donizetti e do baixo Phill Moura, entre outros artistas.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Selo Naxos lança gravação de ‘Lo schiavo’, de Carlos Gomes
Notícias John Eliot Gardiner traz seus grupos para turnê no Brasil
Notícias Associação Canto Coral encena oratório ‘Theodora’, de Händel

Curtir