Quatro inscrições foram selecionadas para participar da fase final; concorrentes devem confirmar interesse e entregar partitura completa até o dia 11 de junho
Um júri formado pelos maestros Abel Rocha e Luiz Fernando Malheiro, pelo diretor cênico André Heller-Lopes e pelos compositores Denise Garcia e Leonardo Martinelli selecionou, entre dez inscrições, os quatro finalistas do primeiro Concurso de composição de ópera do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de concerto (Fórum ODM).
Os pseudônimos (e títulos das obras) dos selecionados são: Adamastor Gomes (O afiador de facas), Boulanger Machado (A cartomante), Comissário Luiz Augusto (Ollantay) e Marco Tulio Lins (Dama de copas). Os finalistas deverão confirmar a intenção de continuar no certame enviando um e-mail para concurso@abmusica.org.br (utilizando pseudônimo como endereço), até o dia 31 de dezembro de 2021.
“O concurso de composição de ópera do Fórum ODM traz uma oportunidade inédita para jovens compositores de criarem suas óperas com a perspectiva de apresentação no circuito dos teatros que integram a iniciativa”, comentou o compositor João Guilherme Ripper, presidente da Academia Brasileira de Música, diretor da Sala Cecília Meireles e também um dos diretores do Fórum. “Considero este concurso uma importantíssima contribuição do fórum e das instituições participantes para a ópera contemporânea no Brasil”, emendou.
Já o maestro Luiz Fernando Malheiro, presidente do júri, afirmou: “Gerard Mortier costumava dizer que a ópera só seguirá viva se novas óperas forem escritas. O concurso tem esse objetivo: incentivar jovens compositores a escreverem óperas, novas partituras, que possam entrar no repertório dos teatros. Por isso o edital foi bastante claro quanto à duração, o tipo de orquestração e as condições relativamente simples de encenação. Porque o objetivo também é que essas novas óperas subam ao palco, sejam encenadas”. E seguiu: “A qualidade da partitura, o domínio do compositor de escrever, de orquestrar, o tratamento das vozes, a escolha do tema, a qualidade do libreto, a adequação entre música e texto – esses foram alguns dos critérios utilizados para a escolha dos títulos que passaram para a próxima fase do concurso”.
Conforme o edital, os concorrentes têm até o dia 11 de junho para finalizar a composição e entregar a ópera completa. Um novo júri se reunirá então para decidir sobre o vencedor, que será anunciado em 11 de julho de 2022.
O Concurso de composição de ópera do Fórum ODM , que tem o apoio da Academia Brasileira de Música (ABM) e da Revista CONCERTO, celebra os 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna. Trata-se de uma iniciativa inédita por partir da parceria de vários teatros e instituições de todo o país, que se comprometeram a apresentar e promover a ópera vencedora. São eles: Companhia Ópera São Paulo; Festival Amazonas de Ópera (Manaus); Festival de Ópera do Theatro da Paz (Belém do Pará); Orquestra Sinfônica de Santo André (São Paulo); Orquestra Sinfônica de Sergipe; Orquestras de Guarulhos (São Paulo); Palácio das Artes - Fundação Clóvis Salgado (Belo Horizonte); Teatro Minaz (Ribeirão Preto); Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Theatro Municipal de São Paulo; Theatro São Pedro (Porto Alegre) e Theatro São Pedro (São Paulo).
Leia também
Prêmio CONCERTO 2021 Participe da votação do público!
Notícias Ira Levin é exonerado do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Notícias Prepare-se: doze concertos e ópera para ver ao vivo ou na internet
Jorge Coli No Theatro São Pedro, mais um belo e raro Rossini
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.