Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro de ópera brasileira: passado, presente e futuro, que será realizado em Araras, no interior de São Paulo, entre os dias 27 e 28 de setembro. O objetivo é fazer um balanço da criação da ópera no Brasil, com foco nas composições e em iniciativas de encomendas de obras, e no resgate do repertório histórico nacional.
A programação começa no dia 27 de setembro, com a apresentação da ópera A noite de São João, de Elias Álvares Lobo, em produção criada pelo Conservatório de Tatuí, sob direção musical de Emmanuele Baldini. No dia seguinte, serão realizados debates com libretistas, historiadores, compositores e críticos.
Entre os convidados estão Jorge Coli, André Cardoso, Jocy de Oliveira, Ronaldo Miranda, Leonardo Martinelli, Carlos Moreno, Adalgisa Rosa, Flávio Leite e Lício Bruno, entre outros. A mediação dos debates será feita por João Luiz Sampaio, editor executivo da Revista CONCERTO.
Após os debates, o encontro será encerrado com um recital no qual serão apresentados trechos de óperas brasileiras de diferentes épocas.
O encontro tem coordenação de Paulo Ésper e é uma iniciativa do governo do estado através da secretaria de Cultura por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), para “descentralizar as atividades e fortalecer as diversas linguagens”. Interessados em acompanhar a programação podem se inscrever pelo link https://forms.gle/RVxdLGrxwM5VG2CeA.
Leia também
Notícias Pianista Jan Lisiecki e orquestra alemã abrem temporada da Cultura Artística no novo teatro
Notícias Instituto Baccarelli planeja inaugurar teatro em dezembro
Notícias Prepare-se: os destaques musicais da semana
Notícias Concerto da Sinfônica Heliópolis celebra 55 anos da TV Cultura
Notícias São Paulo Companhia de Dança mostra coreografias baseadas em Villa-Lobos e Bruckner
Crítica Academia Jovem da Orquestra Ouro Preto lança CD na Sala São Paulo, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.