'Il tabarro', de Puccini, ganha montagem no Theatro da Paz

por Redação CONCERTO 25/09/2021

O Festival do Theatro da Paz estreia hoje uma nova produção da ópera Il tabarro, de Puccini. A direção musical é de Gabriel Rhein-Schirato e a direção cênica, de Jena Vieira. No elenco, nomes como a soprano Eliane Coelho, o barítono Rodolfo Giuliani e a mezzo soprano Carolina Faria.

Il tabarro é parte de Il Trittico, trilogia que inclui ainda Suor Angelica e Gianni Schicchi, óperas que o Theatro da Paz montou recentemente (os espetáculos estão disponíveis no canal do YouTube do Festival do Theatro da Paz).

Na trilogia, Puccini faz uma espécie de inventário da tradição da ópera italiana. Suor Angelica aproxima-se do melodrama romântico; Gianni Schicchi, da ópera bufa; e Il tabarro se insere no contexto da ópera verista. 

A produção de óperas é um dos braços do festival, que em 2019 criou um projeto de formação de profissionais para o gênero. Em 2020, mesmo com a pandemia, foram oferecidas 80 bolsas de estudo; em 2021, são 90, incluindo dez para profissionais de Manaus, estabelecendo parceria com o Festival Amazonas.

Além disso, foi criado o projeto Sons de Liberdade, com oficinas de visagismo, cenotecnia, confecção de figurinos e terapia sonora oferecidas a quase cem custodiados da capital paraense. E também teve início o projeto TerPaz, que acontecem nas Usinas da Paz do Governo do Estado do Pará em regiões de maior vulnerabilidade social, com oficinas de visagismo, exposições de figurinos de ópera e concertos didáticos. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
 No Theatro da Paz, montagens e olho no futuro, por Luciana Medeiros
Notícias Festival de Ópera de Guarulhos abre primeira edição com Rossini
Notícias Sinfônica de Porto Alegre faz primeira ópera na Casa da Ospa
Crítica Beleza do rigor marca apresentação de Meneses e Karabtchevsky com Osesp, por Jorge Coli

Theatro da Paz [Divulgação/Agência Pará]
Theatro da Paz [Divulgação/Agência Pará]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.