O Theatro Municipal de São Paulo estreia nesta sexta-feira, dia 22, uma produção de A voz humana, ópera de Francis Poulenc baseada na peça de Jean Cocteau. A direção cênica é de André Heller-Lopes e a direção musical, de Alessandro Sangiorgi. No papel de Elle está a soprano Rosana Lamosa.
“Essa história de que é uma ópera curta, uma cantora só, que é tudo mais fácil... Nem perto disso”, diz Heller-Lopes. “É mais fácil dirigir Tosca ou Turandot”, brinca.
No palco, vemos Elle às voltas com uma ligação telefônica na qual conversa com o homem que ama, mas a trocou por outra mulher.
“Não há subterfúgios, não há distrações. O que temos é uma personagem que muda de um estado de alma para outro, ciúmes, paixão, alegria, tristeza. Tudo isso precisa estar presente em cena. E foi um prazer poder trabalhar a ópera com a Rosana.”
Para o diretor, apesar da menção ao suicídio durante a trama, o final da história sugere uma ideia de continuidade. “Todos nós já passamos pela dor do fim de uma relação. O que procurei explorar foi o que acontece depois. A vida, afinal, continua, segue.”
A voz humana é a segunda ópera do ano no Theatro Municipal, que já apresentou María de Buenos Aires, de Piazzolla, e no mês que vem encena The Rake’s Progress, de Stravinsky.
A princípio, a montagem seria seguida de Ópera aberta para soprano e halterofilista, de Gilberto Mendes, e da exibição do filme de Pedro Almodóvar inspirado na peça de Cocteau, que, no entanto, acabou cancelada. A obra de Mendes permanece no programa.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Morre, aos 92 anos, o maestro Bernard Haitink, por João Luiz Sampaio
Especial Diário de Varsóvia: Irineu Franco Perpetuo escreve sobre as finais do Concurso Chopin
Notícias Isabelle Faust toca concerto de Britten na Sala São Paulo
Notícias Festival de Ópera de Guarulhos reencena ‘O cônsul’, de Menotti
Opinião Na ópera, o silêncio não deveria ser a melhor opção, por João Luiz Sampaio
![Rosana Lamosa em cena de 'A voz humana', no Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação/Stig Lavor]](/sites/default/files/inline-images/unnamed%20%2822%29.jpg) 
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

 
     
![Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação] Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-osesp_fischer_0_0_0.jpg?itok=aRWj1FY4) 
![Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador] Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-142_Rafael%20Salvador_CR5_0110.jpg?itok=9nSQSOaC) 
![O maestro Ira Levin [Divulgação] O maestro Ira Levin [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-ira_levin_0.jpg?itok=oyMgQ4Fy) 
![O maestro Jac van Steen [Divulgação] O maestro Jac van Steen [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-Directie-Master-Jac-van-Steen.jpg?itok=QfcfR9A5) 
![A compositora Michelle Agnes [Divulgação] A compositora Michelle Agnes [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-michelle_agnes_0.jpg?itok=M7cpuaC8) 
![Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto] Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/yerma_Auditorio%20de%20Tenerife_Miguel%20Barreto.jpg?h=0003df9a&itok=kuN8DCx9) 
![O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com] O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-marco_padilha_carlos_bassan.jpg?itok=gHyhiHPH) 
![A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação] A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-Garanca_c_HolgerHage.jpg?itok=YgIYXBcG) 
![Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação] Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-FABIO_MARTINO_OSESP%20%281%29.jpg?itok=0HL92UQe) 
 
 
 
 
 
 
        
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.