O Theatro São Pedro de São Paulo estreia na quinta-feira, dia 17 de março, seu primeiro espetáculo lírico da temporada – ao longo do ano, serão onze títulos, que cobrem diversos estilos e períodos. Para abrir o ano, foram escolhidas duas óperas de Pergolesi: La serva padrona e Livietta e Tracollo.
A direção musical é de Luis Otavio Santos e o diretor Mauro Wrona assina a encenação, que terá no elenco nomes como o barítono Johnny França, a soprano Marília Vargas e os atores Felipe Venâncio e Naomy Schölling.
“La serva padrona já é do hit parade, e muitas vezes as pessoas não sabem do seu contexto histórico. Foi uma obra revolucionária, que transformou a mentalidade dos compositores da época, com elementos de sátira, ironia, temática urbana. Livietta e Tracollo é no mesmo formato, porém desconhecida – obra que ficou basicamente no domínio da música antiga. A trama é ainda mais absurda, um divertimento até bobo, uma linguagem que lembra a do desenho animado – singelo, amoroso, feliz”, diz Luis Otavio Santos em entrevista a Irineu Franco Perpetuo publicada na edição de março da Revista CONCERTO (clique aqui para ler).
Já Mauro Wrona, responsável pela direção cênica, explica que “La Serva Padrona trata de uma questão igualitária e social. Naquela época, as ideias iluministas já começavam a pregar um pouco a igualdade. Então, nesse caso, vemos a Serva que queria virar patroa, revoltada com essa questão de serva. La Serva Padrona é uma história de uma comédia doméstica que fala de poder, dinheiro, mudança de classe, sedução. Já em Livietta e Tracollo podemos pensar em como o amor muda as coisas, já que o ladrão deixa de ser bandido quando se apaixona e decide casar, é uma narrativa mais caricata. O figurino e a maquiagem são bem diferentes de uma para a outra. Então, na primeira, temos uma comédia de costumes, doméstica. Na segunda, algo mais próximo a um desenho animado, mais divertido, popular e inconsequente”.
As récitas acontecem nos dias 17, 18, 19 e 20 de março (haverá transmissão ao vivo no dia 20 pela canal do YouTube do Theatro São Pedro).
Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.
Leia também
Notícia Thierry Fischer rege Osesp em programa Beethoven, Haydn e Bartók
Notícia Pianista Ronaldo Rolim é solista da Filarmônica de Minas Gerais
Notícia Orquestra Ladies Ensemble parte da ópera para falar da violência contra a mulher
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.