A cartomante, de Eduardo Frigatti, e O ensaio de ópera, de Albert Lortzing, serão apresentadas de 22 a 25 de junho, no Salão Leopoldo Miguez
O projeto Sinos estreia duas óperas nesta semana no Salão Leopoldo Miguez, no Rio de Janeiro. Os títulos serão apresentados em sequência, de 22 a 25 de junho, com entrada franca. As récitas dos dias 24 e 25 terão também transmissão pelo YouTube.
O primeiro título que sobe à cena é A cartomante, do compositor brasileiro residente na Polônia Eduardo Frigatti. A obra é baseada em um conto de Machado de Assis e foi uma das finalistas do concurso do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de concerto realizado em 2022.
O título que segue é O ensaio de ópera do alemão Albert Lortzing (1801-1851). Trata-se de um singspiel – obra que alterna diálogos e trechos cantados – que, em clima de comédia, retrata o universo operístico. A ópera foi traduzida para o português e passará a integrar o Repertório Sinos, ficando então disponível para outras orquestras e companhias de ópera.
Os espetáculos têm direção e coordenação geral de Lenine Santos e contam com a participação de um elenco de cantores do Projeto Ópera na UFRJ e da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Thiago Santos, Glauco Fernandes e André Cardoso.
“A experiência de produzir duas óperas este ano, num espetáculo dinâmico, complexo e metalinguístico, foi repleta de desafios que fomos superando a cada dia”, diz Lenine Santos. “O ensaio de ópera é uma comédia sobre o próprio métier operístico e o amor a esse gênero. Já A cartomante é uma clássica tragédia urbana brasileira, que tem potencial musical e dramático para permanecer no repertório dos grandes teatros. Estamos muito felizes com o resultado que o esforço coletivo nos trouxe", afirma o diretor.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.