Sinfônica de Santo André abre nova edição do Concurso Maria Callas

por Redação CONCERTO 25/03/2022

O Concurso Maria Callas realiza entre março e abril sua vigésima edição. A abertura acontece neste domingo, dia 27, no Teatro Sérgio Cardoso, com a Orquestra Sinfônica de Santo André, em um programa com obras de Verdi e Carlos Gomes. 

A regência é de Abel Rocha e participam como solistas as sopranos Raquel Paulin e Maria Sole Gallevi, a mezzo soprano Andreia Oliveira, o tenor Daniel Umbelino, o barítono Rodolfo Giuliani e o baixo Anderson Barbosa. A entrada é franca.

O concurso, realizado pela Cia. Ópera São Paulo, nasceu em 1993, quando Paulo Ésper e a pianista Maria Rasetti, que se apresentavam na série Cortinas líricas pelo interior de São Paulo, resolveram investir na divulgação do trabalho de jovens cantores. 

Até 2013, o concurso era realizado de forma bienal. Em 1997, passou a contar com o apoio da prefeitura de Jacareí e, a partir de 2001, ganhou atividades também em São Paulo, primeiro no Theatro Municipal e depois no Theatro São Pedro. Desde 2018, é realizado no Teatro Sérgio Cardoso e integra o calendário oficial do turismo do governo do Estado de São Paulo.

Paralelamente às provas do concurso, o Festival Maria Callas promove master classes com grandes cantores internacionais. Já estiveram no Brasil nomes como as mezzo sopranos Fiorenza Cossotto, Tereza Berganza e Fedora Barbieri, os tenores Luigi Alva e Jaime Aragall, a soprano Virginia Zeani e o baixo Evgeny Nesterenko, entre outros.

“Nosso objetivo sempre foi ajudar o desenvolvimento do canto brasileiro, abrindo espaço para nossos artistas e os colocando em contato com nomes importantes da cena internacional. Além das master classes, ter no júri diretores de teatros de fora e críticos de revistas europeias permite que os cantores sejam ouvidos por pessoas que podem abrir caminhos no cenário internacional, como tem acontecido com frequência. O Maria Callas, nesse sentido, é um dos elos de uma corrente de oportunidades”, diz Ésper.

Neste ano, o concurso contará com 99 candidatos (foram 120 inscrições, mas 21 não atenderam os critérios do regulamento). As semifinais acontecem em São Paulo, nos dias 28 e 29 de março; e a final, em Jacareí, no dia 31 de março. No dia 1º de abril, também em Jacareí, acontece o recital de premiação – no dia 3, haverá recital dos vencedores no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

O júri é formado por Luiz Fernando Malheiro (presidente), pelo diretor artístico do Teatro Comunale de Bologna, os diretores das revistas Ópera Actual, de Barcelona, e Ópera, de Milão, o empresário José Velasco, a mezzo soprano Cecilia Diaz (que também vai oferecer master classes) e por Carlos Rauscher, Fabiana Crepaldi, Robson Tirotti e Jorge Coli.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Camila Fresca 
Criando pontes em torno da música brasileira
Irineu Franco Perpetuo Para ouvir e ler a Semana de 1922 como ela merece
Notícias Neojiba cria projeto para receber jovens músicos da Ucrânia
Notícias Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro anuncia finalistas

Orquestra Sinfônica de Santo André [Divulgação/Prefeitura Municipal de Santo André]
Orquestra Sinfônica de Santo André [Divulgação/Prefeitura Municipal de Santo André]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.