Na quinta-feira, dia 14 de julho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro chega aos 113 anos de existência e retoma uma tradição inaugurada em 1995 pelo então presidente Emilio Kalil: o Dia de Portas Abertas. Cancelada em 2020 e 2021, a festa retorna com a estrutura que a consagrou: espetáculos a partir das 9h da manhã, ocupando diversos espaços do teatro a cargo dos artistas da casa e de convidados especiais, tudo gratuito. Esse ano, as visitas guiadas também estão no cardápio de atrações, acontecendo às 11h e às 16h. O público tem acesso liberado através de retirada de senhas.
Na celebração deste ano, além dos pequenos grupos de cantores, músicos e, bailarinos (do corpo de baile e da Escola Maria Olenewa) que se apresentam, o aniversário se encerra com uma obra de peso, que reúne os corpos artísticos. Será a pré-estreia da montagem de Don Giovanni, de Mozart/Da Ponte, com direção cênica de André Heller-Lopes e direção musical de Tobias Volkmann, à frente da sinfônica da casa. Com figurinos de Marcelo Marques e cenários de Renato Theobaldo, essa montagem questiona – e desconstrói, segundo o diretor – o “adorável sedutor”. Serão cinco performances, contando com a do 14 de julho – dias 16, 20, 22 e 24/7.
“Na primeira cena ele acaba de tentar estuprar uma mulher; é assassino do Comendador; tenta culpar o criado pelos seus crimes... é uma figura horrorosa”, diz à CONCERTO André Heller-Lopes. “Esse personagem perverso, criminoso, predador existe nos dias hoje, com o mesmo comportamento. Por que nós toleramos e nos deixamos fascinar por ele? Eu diria que essa é a peça-chave, o conceito central dessa montagem.”
A opção de Heller-Lopes foi a de manter o contexto original. “A força do mal que Don Giovanni representa é o que me interessa. Figurinos de Marques e cenários de Theobaldo conversam com a contemporaneidade, mas se mantêm no diapasão da época. A luz de Fabio Retti dialoga com a ideia de chiaroscuro da pintura deste período.”
O cenário remete, diz o diretor, à Catedral de Sevilha – “era onde eu estava quando recebi de Eric [Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro] a confirmação do convite para dirigir essa montagem – e ao Don Juan de Molière, que não é tão focado na libertinagem, mas na relação do personagem com religião e, por extensão, com a blasfêmia que está no fundo da concepção. E festejamos também os 400 anos do nascimento de Molière”.
A volta do título ao palco do Rio também é celebrada por Tobias Volkmann, com mais uma alegria. “Há 31 anos Don Giovanni não é montado no Rio de Janeiro”, diz o maestro, "e será minha primeira vez na regência dessa ópera”.
O elenco mistura nomes conhecidos do público – Homero Pérez-Miranda (Don Giovanni), Homero Velho (Leporello), Claudia Riccitelli (D. Elvira) e Fernando Portari (D. Ottavio) – com novos talentos: Ludmilla Bauerfeldt, soprano em firme ascensão, interpreta Donn Anna e Sophia Dornellas faz sua estreia como Zerlina. O elenco tem ainda os baixos Murilo Neves (Masetto) e Pedro Olivero (Comendador).
“Essa é uma ópera muito difícil, muito exigente para todos, orquestra e cantores”, continua Volkmann. “São dois atos longos, quase 3 horas de música, um arco desafiador. E Mozart fez a mais perfeita tradução musical dos personagens – o psicopata Don Giovanni, a ópera bufa dos personagens mais burgueses, trabalhadores; a linha musical dos nobres, já um prenúncio do bel canto. Mas a energia é muito boa, especialmente com muita gente nova no teatro.”
Essa é a principal celebração de Eric Herrero, diretor artístico do Municipal carioca, nesse momento: desde 1º de julho, 71 novos artistas integram, ainda que temporariamente, os corpo estáveis do teatro. “Conseguimos fazer uma contratação por dois anos de 24 coristas, 24 músicos e 23 bailarinos, a partir dos diagnósticos dos regentes”.
Don Giovanni, primeira ópera com montagem completa depois da pandemia, havia sido programada por Ira Levin, o ex-diretor artístico da casa, “e mantivemos 90% do elenco já acertado”, prossegue Herrero, que ainda tem mais uma novidade. “Espero em breve poder anunciar o nome do regente titular, que está praticamente fechado. É uma alegria poder completar os corpos artísticos, com melhores condições de produzir uma programação que o público carioca merece. Estamos cuidando dessa preciosa e delicada senhora de 113 anos que é paixão de todos nós”, encerra.
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