Aída Machado: um mundo mais justo e inclusivo

por Redação CONCERTO 28/01/2024

Retrospectiva 2023: Aída Machado, pianista, professora e coordenadora pedagógica da Opesp 

O ano de 2023 foi repleto de emoção, com vários concertos especiais e importantes projetos na área cultural. Um desses projetos é a Opesp – Orquestra Parassinfônica de São Paulo, que protagoniza a inclusão de pessoas com deficiência, proporcionando oportunidade para que novos talentos possam florescer. Após sua estreia em dezembro de 2022 na Sala São Paulo, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Igor Cayres, idealizador do projeto, recebeu o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura.

Em 2023, sob a regência do maestro Marcos Arakaki, a orquestra fez a abertura da temporada no Festival de Campos de Jordão, excursionando por diversas cidades do interior de São Paulo, apresentando-se no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e encerrando a turnê na Sala São Paulo. A Opesp é um projeto audacioso e não governamental. Suas conquistas ao longo de 2023 foram imensas, um grande número de pessoas com deficiência inscritas no processo de seleção, um excelente corpo docente, parcerias estabelecidas, realização de uma grande temporada e, principalmente, o impacto transformador que a orquestra exerce em seus integrantes e no público.

É um privilégio acompanhar o crescimento dos músicos movidos por este ideal. A Opesp funciona como um microambiente de inter-relação social, no qual qualquer deficiência deixa de ser o foco diante da potência da produção artística de seus músicos. Estamos nos preparativos para a temporada 2024 e desejamos que a Opesp seja um passo para que pessoas com deficiência, que escolheram a música como linguagem, possam crescer e trilhar seu caminho em direção ao que desejarem. A Opesp sensibiliza a sociedade para um mundo mais justo e inclusivo. 

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2023 da Revista CONCERTO.]

Aída Machado

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.