Celina Szrvinsk: no palco e na preservação da memória

por Redação CONCERTO 27/01/2024

Retrospectiva 2023: Celina Szrvinsk, pianista e produtora 

Com saldo surpreendentemente positivo, encerramos os três projetos sob minha curadoria em 2023: o Festival de Maio, a série Concertos Gerdau e a série de gravações Memória da Música Brasileira, publicada no canal da Três Marias Produções Artísticas, no YouTube.

O Festival de Maio foi integralmente dedicado a músicos brasileiros e contou com a participação do violinista Guido Sant’Anna, dos pianistas Elisa Galeano, Cristian Budu e André Mehmari, além do quarteto de flautas doces Quinta Essentia.

Os Concertos Gerdau ofereceram a Belo Horizonte os pianistas Anna Malikova, Vitaly Pisarenko, Sergio Monteiro, Eduardo Hazan e Rinko Hama, o celista Grigory Alumyan e a Orquestra Jovem de Belo Horizonte, sob regência do maestro César Timóteo.

Dez gravações novas foram disponibilizadas no projeto Memória da Música Brasileira, com destaque para Último parágrafo, de Aylton Escobar, registrada pelo duo Alexandre Barros, oboé, e Miguel Rosselini, piano, em homenagem pelos 80 anos do compositor. O duo gravou também a Sonata para oboé e piano de Ernst Mahle e as demais obras, para piano solo, divulgaram os compositores mineiros Calimerio Soares, Sérgio Rodrigo e Nelson Salomé. Arthur Bosmans, Marlos Nobre e Villa-Lobos integraram ainda a seleção.

Em 2024 o piano será o foco central do Festival de Maio, e trará à cena pianistas mineiros para homenagear Berenice Menegale por seus 90 anos. A série Memória da Música Brasileira registrará outras dez obras, sempre dentro das melhores condições técnicas oferecidas pelo Teatro do Centro Cultural Unimed BH Minas e pela equipe de som e imagem formada por Murillo Corrêa, Henrique Passini e Guilherme Reis. As 52 obras já lançadas continuam disponíveis pelo canal da Três Marias Produções Artísticas, no YouTube. 

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2023 da Revista CONCERTO.]

Celina Szrvinsk

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.