Gil Jardim: invernos duros e primaveras verdejantes

por Redação CONCERTO 28/01/2024

Retrospectiva 2023: Gil Jardim, regente, diretor artístico da Osusp e da Ocam 

A Orquestra Sinfônica da USP e a Ocam ECA-USP, a orquestra de formação profissional do CMU - ECA/USP, realizaram uma temporada 2023 emblemática, institucionalmente planejada. Algumas das lindas produções realizadas chegaram ao grande público fora da Universidade. Outras foram celebradas internamente. Sabemos que revelar o que produz a imensa usina de arte e cultura da USP é ainda um grande desafio. Trata-se de um volume poderoso.

Tivemos o privilégio de celebrar as diferentes faces do patrono da Osusp com a Semana Camargo Guarnieri, fizemos o Ciclo de Concertos da Torre do Relógio – Paleontologia & Inovação; Civilizações & Urbanismo; 120 anos de Cândido Portinari e outros, o Ciclo Esculpir o Tempo; paralelamente a Ocam fez suas provocações com “Sobre Voar”, com a gravação do CD com obras de Vadico (Selo Sesc), dados que sublinham um pouquinho do que foi realizado neste 2023.

Mas, caros amigos, trago também uma mensagem sobre uma nova e estimulante fase de carreira. Estou encerrando um longo ciclo de colaboração com a Universidade de São Paulo. Aluno entre 1977 e 1982, tornei-me docente em dezembro de 1984. Assumi a direção da Ocam em 2001 e a Osusp somente agora, em maio de 2022. Fui chefe do Departamento de Música entre 2006 e 2009, tendo criado seis Festivais Internacionais – Percussivo USP, Ex Toto Corde, 4 Festivais Internacionais de Violão Leo Brouwer. Ou seja, tive tempo suficiente para viver muitas primaveras verdejantes da paisagem exuberante do campus Butantã USP.

Claro, também presenciei invernos duros, com cortes de verba de 47% em todas as unidades e órgãos da USP, das orquestras aos museus, ao Hospital Universitário. E parte disso tudo até hoje não se reestabeleceu totalmente. Viver a universidade por dentro é esperançar o Brasil que desejamos com oportunidades iguais para todos. Na próxima década estarei desenhando novos cenários com energia forte de sempre. Reeditarei “Voos de Villa”, estou ávido para compor, poderei voar sobre novas paisagens, levando no coração todas as histórias que a vida me permitiu. 

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2023 da Revista CONCERTO.]

Gil Jardim [Divulgação/Marcos Santos]
[Divulgação/Marcos Santos]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Parabéns, maestro Gil Jardim!! A temporada de 2023 da Sinfônica da USP foi muito especial! Uma lástima a sua saída. Que venham novos palcos, pois público o senhor já conquistou, e que seus outros projetos também avancem.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.