Retrospectiva 2021: Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe
Posso caracterizar o ano de 2021 como uma “montanha russa” de emoções e realizações musicais para a Orquestra Sinfônica de Sergipe. Com a melhoria dos parâmetros da pandemia no fim do ano passado, planejou-se para o início do ano o restabelecimento da temporada de concertos presencial em nossa sede – o excelente Teatro Tobias Barreto –, com público crescente, de acordo com a ocupação permitida pelas autoridades de saúde. Contudo, após o mês de fevereiro, o cenário sanitário apresentou grande piora, de forma que nosso grupo sinfônico teve de cancelar seu concerto inaugural da temporada, com público, e repensar toda a programação, permanecendo ainda, por um tempo, com atividades artísticas ao vivo, mas apenas com difusão digital.
A temporada presencial foi retomada em agosto, com grande sucesso; isso foi motivo de alegria comovente para nós. Desde então, todos os concertos têm obtido lotação máxima, dentro da capacidade permitida; e isso não é pouco para um grande teatro como o Tobias Barreto, e para uma cidade de porte médio como Aracaju.
2021 foi o ano da consolidação do Fórum Brasileiro de Ópera Dança e Música de concerto e, em seus debates, da conscientização da necessidade imperativa de busca de novos recursos para nosso setor. Nossos organismos musicais precisam respirar, saindo do simples status de “sobrevivência” para engajamento crescente na cadeia econômica do país. Reitero um pensamento que descrevi aqui em anos anteriores: os gestores artísticos têm de pensar mais em seus públicos-alvo, nos mercados consumidores de nossa arte, e não em teorias messiânicas de programação. Somos profissionais da cultura e precisamos construir público e difusão da nossa arte; cada praça, por sua vez, deve criar sua estratégia, em diálogo com a sociedade e os gestores culturais. Que a região Nordeste possa se consolidar cada vez mais e mais como polo vital da produção sinfônica nacional.
Clique aqui para ler outros depoimentos já publicados.
Clique aqui para ler a matéria sobre a Retrospectiva 2021 publicada na Revista CONCERTO.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.