Leandro Oliveira: política de encomendas

por Redação CONCERTO 28/01/2024

Retrospectiva 2023: Leandro Oliveira, maestro e curador de música do Instituto Inhotim 

A curadoria de música do Instituto Inhotim foi criada em abril de 2023 para sistematizar e qualificar as atividades relacionadas à música neste espaço que, arrisco dizer, é dos mais deslumbrantes do mundo. A escola de cordas e nossos dois coros se tornaram a base da Escola de Música, cuja matriz curricular realizará de modo cada vez mais consistente a integração das ações pedagógicas à vocação do parque – não só um museu de arte contemporânea, mas também complexo botânico e arquitetônico único.

Pretendemos com isso ser menos uma edição local do Sistema venezuelano e mais um “Parque Lage da música”, a escola que alimentou a pujança criadora de nossa geração de 1980 nas artes plásticas. A Orquestra Inhotim ganhou no segundo semestre uma temporada regular, acervo com mais de trinta obras compradas, cedidas e encomendadas, além da rotina de ensaios e um quarteto de cordas composto pelos seus chefes de naipe – passando a se dedicar ao repertório e linguagens de nosso tempo e tendo assumido sua missão de qualificação para excelência dos jovens profissionais mineiros.

Para 2024, ao fortalecimento dessas ações somaremos o desafio das turnês por Minas Gerais e São Paulo, a continuidade de nossa política de encomendas, com quatro estreias mundiais, além de uma programação itinerante junto à comunidade de Brumadinho, em uma série pioneira no recém reformado teatro da cidade. Temos já confirmada uma programação continuada de qualidade internacional, com dois festivais no mês de julho – um final de semana no qual reuniremos artistas da música mundial, seguido de duas semanas de uma pioneira Escola de Férias, congregando nossos alunos no projeto de produção de um espetáculo criado para o Inhotim pela compositora Michelle Agnes. 

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2023 da Revista CONCERTO.]

Leandro Oliveira [Divulgação/Alexandre Resende]
[Divulgação/Alexandre Resende]
Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.