Tobias Volkmann: encontros de música, sensibilidade e pensamento

por Redação CONCERTO 27/01/2026

Retrospectiva 2025: Tobias Volkmann, diretor artístico e regente titular da Osusp (2024-2025) e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo

2025 terminou com grande satisfação pelo sucesso na comemoração dos 50 anos da Osusp, através de uma temporada rica em ecletismo e diversidade, homenageando nomes importantes de sua história, especialmente seu fundador Camargo Guarnieri. Junto a maestros convidados de relação histórica com a Osusp, músicos da orquestra expressaram a alta qualidade do grupo como solistas em distintos repertórios. Novos regentes convidados, arranjadores e solistas, se juntaram a compositores e professores da USP em uma temporada que exaltou a orquestra como protagonista na programação de música brasileira. 

Nos dois últimos anos a temporada da Osusp seguiu o trabalho iniciado pelo maestro Gil Jardim: foi rica e diversa, combinou o repertório canônico com obras novas ou pouco conhecidas, arriscou em formatos alternativos e dialogou com diversos públicos, investindo sempre no grande destaque a artistas brasileiros de diversas vertentes. Foram grandes encontros de música, sensibilidade e pensamento, que tiveram lotação esgotada como uma constante. Passaram por estes encontros, entre tantos nomes que deixaram saudades, artistas tão diversos como Nathan Amaral, Guido Sant’Anna, Erika Ribeiro, Marina Martins, Marisa Rezende, Luís Otávio Santos, Nicolas Rauss, Vanessa Moreno e Marisa Monte.

A Sala São Paulo vibrou em concerto antológico com as 170 vozes do Coralusp e a Semana Camargo Guarnieri se estabeleceu definitivamente no calendário musical de São Paulo. Deixo a direção artística da Osusp com muito orgulho e satisfação. 

2026 me reserva belos reencontros, como os que tive em 2025, com a Orquestra Sinfônica Nacional do Chile e a Ospa. E sigo minha caminhada na direção artística da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo. [Depoimento de dezembro de 2025.]

[Clique aqui para ler outros depoimentos]

Tobias Volkmann [Divulgação/Adam Markowski]
Tobias Volkmann [Divulgação/Adam Markowski]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.