Comunidade cultural do RS se mobiliza pela permanência de Beatriz Araujo na Secretaria da Cultura

por Redação CONCERTO 10/04/2025

Carta aberta publicada no jornal Zero Hora faz defesa da secretária e destaca conquistas de sua gestão; governador ainda não se manifestou

A possível saída de Beatriz Araujo da Secretaria da Cultura do estado do Rio Grande do Sul tem gerado mobilização da comunidade artística e cultural gaúcha. Segundo informações divulgadas pela imprensa local, a secretária estaria ameaçada de ser substituída no cargo como parte de um processo de reordenação política conduzido pelo governador Eduardo Leite.

Beatriz Araujo ocupa a Secretaria da Cultura desde 2019 e é reconhecida por uma gestão técnica, de diálogo e comprometida com o fortalecimento das políticas culturais no estado. À frente da pasta, liderou iniciativas relevantes, como a ampliação dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e a implementação do programa Avançar na Cultura, que destinou investimentos robustos ao setor, contemplando desde projetos de patrimônio até ações voltadas à formação, acessibilidade e descentralização cultural.

Diante da ameaça de sua substituição, a jornalista Juliana Bublitz publicou hoje uma carta aberta no jornal Zero Hora intitulada “Governador Eduardo Leite, não rife a Cultura”. No texto, Bublitz afirma que Beatriz Araujo é um “caso raro de unanimidade no setor” e destaca diversas conquistas da secretaria: “Durante a gestão de Beatriz, com o seu apoio, consentimento e investimento, o Estado testemunhou a conclusão do Multipaco Eva Sopher, a reforma do Theatro São Pedro (que está a pleno vapor), o crescimento da ópera, a recuperação de salas de espetáculos e de museus (do Teatro Bruno Kiefer ao Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul), a nova sede do Museu de Arte do RS (quase pronta), o fortalecimento do sistema PróCultura e a publicação de dezenas e dezenas de editais para apoiar produções artísticas descentralizadas”.

Também o Site CONCERTO tem noticiado os importantes investimentos feitos na área da cultura pelo governo do estado do RS, como a recente inauguração do Teatro Simões Lopes Neto (leia mais aqui).

Apesar dos rumores, não houve até o momento nenhuma declaração oficial por parte do governador Eduardo Leite sobre uma substituição de Beatriz Araujo na Secretaria da Cultura.

O governador Eduardo Leite e a secretária Beatriz Araujo na recente inauguração do Teatro Simões Lopes Neto, em Porto Alegre (divulgação, Victoria Proença)
O governador Eduardo Leite e a secretária Beatriz Araujo na recente inauguração do Teatro Simões Lopes Neto, em Porto Alegre (divulgação, Victoria Proença)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.