O Instituto Baccarelli lança nesta semana o projeto de construção de seu teatro, que será localizado na sede da entidade, na Estrada das Lágrimas, na favela de Heliópolis. A cerimônia de lançamento será realizada no dia 9 de março, na sede da B3, a primeira empresa patrocinadora a investir na construção da sala.
A sala de concertos já fazia parte do projeto original da sede do instituto, inaugurada em 2009, mas sua construção foi adiada por falta de verbas. A expectativa do Baccarelli é iniciar as obras, que devem durar aproximadamente um ano, no segundo semestre. O orçamento total da nova sala é de R$ 37,4 milhões.
"Queremos que o teatro seja um centro de cultura, não apenas servindo de palco aos grupos artísticos do instituto. Queremos trazer espetáculos que geralmente não chegam até a favela, de instituições tradicionais, e também abrir o palco para as manifestações que já existem aqui. Vamos colocar Heliópolis de vez no mapa da cultura. Será um teatro moderno, de primeira, à altura da vocação artística da comunidade”, diz Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli.
O projeto é assinado pelo arquiteto Frank Siciliano, que também é conselheiro do Instituto Baccarelli. A lotação da sala será de 530 lugares. Uma área atrás do palco será destinada a alunos de música, que poderão observar dali ensaios e concertos. O projeto acústico teve consultoria do escritório de José Augusto Nepomuceno, o mesmo que trabalhou na construção da Sala São Paulo e da Sala Minas Gerais. Sobre o palco, placas móveis poderão ser posicionadas de acordo com as necessidades acústicas do repertório apresentado.
Leia também
Notícias Cursos CLÁSSICOS estreia novo formato
Notícias Orquestra Sinfônica de Porto Alegre lança temporada 2023 com oitenta concertos
Notícias Prepare-se: os destaques da programação da semana
Crítica Leonardo Martinelli cria ‘catedral sonora’ na Sala Minas Gerais, por Nelson Rubens Kunze
Reportagem As cartas de Lucia Branco, uma gigante do piano brasileiro, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.