O Instituto Baccarelli é um dos vencedores do Prêmio de Inovação da Classical:NEXT, oferecido a ações originais ligadas à música clássica que acontecem ao redor do mundo. A escolha é feita por jurados de diferentes partes do mundo.
O Baccarelli concorreu com o projeto “Tocando Juntos por Heliópolis”, que arrecadou alimentos para a comunidade de Heliópolis durante a pandemia e promoveu atividades e conteúdos digitais, envolvendo centenas de músicos no país e no mundo. A premiação se deu pela capacidade do instituto, em meio à pandemia, repensar o seu foco de atividade e estabelecer um contato ainda mais próxima com a comunidade.
Além do Baccarelli, foram premiados os projetos 1to1concerts, da Alemanha, que permitiu a músicos e público seguirem se encontrando de forma segura durante a pandemia; Kultūra į kiemus (Cultura nos Jardins), da Finlândia, com concertos realizados nas ruas para que pessoas pudessem acompanhá-los das janelas de casa; e o espetáculo These Bones, This Flesh, This Skin (Esses ossos, essa carne, esse sangue), do Scottish Ensemble Strings, que reuniu músicos e bailarinos em formato digital.
Na primeira fase do prêmio, dezoito delegados de dezoito países indicam um candidato, formando uma primeira lista de vinte e quatro concorrentes. Em seguida, os projetos são apresentados a todo o júri, que realiza nova votação, dando origem assim à lista de dez finalistas. O vencedor é definido pelo voto de todos os membros filiados da Classical:NEXT.
A Classical:NEXT, baseada em Roterdã, na Holanda, é uma rede global de intercâmbio em torno da música clássica e artística, que tem como objetivo fortalecer e difundir a atividade.
Leia também
Notícias Festival de Verão de Campos do Jordão realiza sua primeira edição
Notícias Theatro São Pedro de São Paulo terá onze óperas em 2022
Notícias Mozarteum Brasileiro anuncia temporada 2022
Notícias Maestro alemão Knut Andreas assume Sinfônica de Piracicaba
Crítica Em um só espetáculo, a primeira audição de cinco óperas brasileiras, por Irineu Franco Perpetuo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.