Músico foi escolhido como destaque entre os bolsistas da 54ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão e receberá uma bolsa de US$ 12,6 mil para estudos do exterior
O clarinetista Rafael Esparrell, de 20 anos, venceu o Prêmio Eleazar de Carvalho da 54ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. O músico receberá uma bolsa mensal de US$ 1,4 mil durante nove meses para financiar os seus estudos na Suíça. O anúncio foi feito ontem, ao final do concerto de encerramento do festival na Sala São Paulo, com a presença da secretária da Cultura Marília Marton, do diretor executivo da Fundação Osesp Marcelo Lopes, do coordenador artístico-pedagógico do Festival Fabio Zanon, do coordenador pedagógico da Fundação Osesp Rogério Zaghi e da pianista Sonia Muniz, viúva do maestro Eleazar de Carvalho.
Outros músicos bolsistas do Festival também foram premiados: a violista Quezia de Souza dos Santos e o trombonista Pedro Lucas Camargo de Castro venceram o prêmio Boa convivência; os membros do Quarteto Zahir – Daniel Maldonado De Souza, Savio Silva Chagas, Stefany Moreira Stelet e Lucas Sampaio Ribeiro Martins – venceram o destaque música de câmara; o violoncelista Gabriel Rodrigues Silva e o violista Israel Rei Almeida e Almeida foram premiados com um recital no festival do ano que vem; o flautista João Vitor Dias Mendes ganhou um concerto solo com orquestra no festival do ano que vem; a contrabaixista Joana Izabelle Moura de Lima recebeu o Prêmio Recital em Londres em 2025; e a percussionista Maria Fernando Ribeiro ganhou uma vaga para estudar na Academia de Música da Osesp.
O vencedor do grande prêmio Eleazar de Carvalho, o clarinetista Rafael Esparrell, iniciou seus estudos musicais aos 8 anos. Em 2015 ingressou no Guri Santa Marcelina e em 2017 passou a estudar na Escola Municipal de Música (EMM), com Daniel Cornejo e Otinilo Pacheco, onde se formou em 2021. Ano passado, Rafael venceu o 10º Prêmio Machado Meyer, concurso promovido pela Emesp. Atualmente integra a Orquestra Jovem do Estado e cursa bacharelado na USP. Rafael seguirá seus estudos na Suíça, na Escola FHNW da Basileia.
O anúncio dos premiados ocorreu após o concerto de encerramento do festival, que teve a Orquestra do Festival, sob regência do maestro Marcelo Lehinger. Os jovens músicos interpretaram Kabbalah, de Marlos Nobre, o Concerto nº 1 para piano e orquestra de Tchaikovsky – com o pianista Fabio Martino como solista –, e La mer, de Debussy.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.