Programação terá concertos, palestras e master classes e acontece entre os dias 21 e 24 de novembro
Acontece entre os dias 21 e 24 de novembro a primeira edição do Festival de Clarinetas de Curitiba. Idealizado pelo clarinetista Jairo Wilkens, primeira estante da Orquestra Sinfônica do Paraná, o evento celebra o instrumento e sua rica tradição presente em diversos gêneros musicais, desde a música erudita até o choro brasileiro.
Serão realizados eventos em diversos espaços culturais da cidade de Curitiba, como a Capela Santa Maria, o recém-inaugurado Solar da Glória e o Auditório do Campus Santos Andrade da Universidade Positivo. Ao todo, o Festival irá oferecer seis concertos, 11 master classes e duas palestras que exploram o repertório do clarinete de diferentes épocas, abordando técnicas e interpretações aprofundadas.
A programação, gratuita, terá apresentações do Quarteto Paran4 (Curitiba/PR), do grupo Sujeito a Guincho (São Paulo/SP), de Camila Barrientos Ossio, clarinetista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e de Alexandre Ribeiro, professor de clarineta popular, harmonia popular e prática de repertório de gafieira na Escola de Música Emesp Tom Jobim (SP).
O festival terá também uma exposição de clarinetas com apoio da fabricante francesa Buffet Crampon e o lançamento dos seguintes livros: Apontamentos para clarinetistas em formação (Fernando José Silveira), A voz do clarinete (Ricardo Freire) e Rotina para warm up clarineta (Guilherme Garbosa).
“A intenção é contemplar o público com um universo de músicas escritas para clarineta em diferentes estilos, estimulando a audição e a percepção sonora deste instrumento. Será uma grande oportunidade de troca entre artistas de Curitiba e de outros estados, assim como dos ouvintes e apreciadores da música”, afirma Jairo Wilkens
Acompanhe a programação no Roteiro Musical (clique aqui para acessar)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.