Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença lotam apresentações em turnê na Europa

por Redação CONCERTO 04/02/2025

Depois de Londres, Paris e Utrecht, programa “Valencianas” ainda segue para Barcelona, Berlim, Porto e Lisboa

A Orquestra Ouro Preto, grupo que tem direção artística e regência do maestro Rodrigo Toffolo, está em turnê na Europa apresentando concertos com a participação e a música de Alceu Valença, um dos grandes nomes da música popular brasileira. O programa “Valencianas” é fruto de trabalhos conjuntos realizados em 2014 e 2020. O repertório traz músicas como La Belle de Jour, Anunciação, Tropicana, Girassol, Como dois animais, Dia branco, Táxi lunar e outras, em arranjos sinfônicos de Mateus Freire especialmente preparados para a Orquestra Ouro Preto. 

A Orquestra e Alceu já se apresentaram – com ingressos esgotados e grande sucesso – no Barbican Centre, em Londres, na Salle Pleyel, em Paris, e na Tivoli Vredenburg, em Utrecht. A turnê ainda segue para Barcelona (na Parallel 62), Berlim (Funkhaus), Porto (Casa da Música) e Lisboa (Centro Cultural de Belém). 

O maestro Rodrigo Toffolo comemora o sucesso da turnê: “Estar ao lado de Alceu é sempre uma alegria para todos nós. Retornar com ele à Europa, em uma turnê desta grandiosidade, passando por diversos países e com esse acolhimento do público só comprova a força da nossa arte, seja ela popular ou erudita. A cultura brasileira merece ser vista e apreciada para além das nossas próprias fronteiras”.

Para Alceu Valença, o projeto com a OOP representa uma nova abordagem à sua discografia. O cantor afirmou: “O belíssimo resultado deste concerto se dá em grande parte graças ao espírito da Orquestra Ouro Preto. São músicos jovens e muito talentosos que contagiam com a destreza com que tocam seus instrumentos e a maneira como captam as sutilezas da minha música”.

A Orquestra Ouro Preto é reconhecida por projetos inovadores que extrapolam o universo da música clássica em busca de novos públicos. Recentemente, a orquestra encomendou ao compositor Tim Rescala as óperas O auto da compadecida e Hilda Furacão, que apresentou com grande sucesso em São Paulo e em outras capitais do Brasil.

Leia também
Notícias 
Série documental mostra rotina dos bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão
Notícias Ofic e Pablo Rossi levam música clássica para centro de exposições em Florianópolis
Notícias Compositora mexicana Gabriela Ortiz é principal vencedora das categorias de música clássica do Grammy
Notícias Gravação de Simone Menezes concorre a prêmio na Alemanha
Opinião ‘Ponteios’ de Guarnieri são novo marco na carreira da pianista Karin Fernandes, por Nelson Rubens Kunze

Apresentação da Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença na Salle Pleyel, em Paris (divulgação, Rapha Garcia)
Apresentação da Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença na Salle Pleyel, em Paris (divulgação, Rapha Garcia)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.