Orquestra Petrobras Sinfônica toca Mahler e obra de Liduino Pitombeira na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 28/01/2023

Concerto faz parte da turnê 2023 da orquestra e terá regência do maestro Isaac Karabtchevsky

A Orquestra Petrobras Sinfônica, sediada no Rio de Janeiro, abre o ano sinfônico da Sala São Paulo na próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro. Sob regência de seu titular, o maestro Isaac Karabtchevsky, a Opes fará a estreia paulista da obra Redenção - Micro-poema sinfônico em quatro movimentos ininterruptos, op. 273, de Liduino Pitombeira, e interpretará a Sinfonia nº 1, Titã, de Gustav Mahler.

A peça de Pitombeiro, compositor cearense que é professor na UFRJ e membro da Academia Brasileira de Música, é uma encomenda da orquestra e estreou no ano passado no Rio de Janeiro. “A ideia central da composição é o fluxo que parte de um momento trágico que gradualmente se transforma em uma possibilidade de esperança e redenção. Essa metamorfose coordena todos os gestos em termos melódicos, harmônicos, rítmicos e texturais”, comenta o compositor. 

O concerto segue com a Sinfonia nº 1, Titã, do compositor austríaco Gustav Mahler, um dos grandes representantes do alto romantismo na música. A primeira versão da obra foi escrita entre os anos de 1887 e 1888 e estreada na Hungria em 1889 tendo o próprio compositor como regente. A obra não foi bem recebida, e Mahler fez diversas revisões até chegar, em 1896, à versão em 4 movimentos que conhecemos hoje.

“Independentemente das várias influências extramusicais que são atribuídas a Mahler e a sua Primeira sinfonia, as que prevalecem, e se mantêm através do tempo, são aquelas que provêm da própria construção da sinfonia, no limiar do século XVIII, até sua evolução plena com Beethoven, Brahms, Schumann e Bruckner”, afirma o maestro Isaac Karabtchevsky. “Acrescente-se, outrossim, a influência marcante de Wagner [...] para compreendermos o invólucro harmônico e estrutural da obra-prima de Mahler”, conclui.

Clique aqui para detalhes do Roteiro Musical.

Leia também
Notícia 2º Festival de Verão de Campos do Jordão terá programação gratuita de música popular e clássica
Notícia Balé da Cidade abre temporada de dança do Theatro Municipal de São Paulo
Crítica Jorge Coli escreve sobre a apresentação do violinista Guido Sant’Anna no Theatro Municipal de São Paulo
Notícia Em esclarecimento público, OS Sustenidos nega intenção de reduzir contratados do Coro Lírico
Notícia Exposição aborda presença negra no Theatro Municipal de São Paulo

 

Isaac Karabtchevsky rege Orquestra Petrobras Sinfônica (divulgação, Renato Mangolin)
Isaac Karabtchevsky rege Orquestra Petrobras Sinfônica (divulgação, Renato Mangolin)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.