Ospa lança temporada e anuncia criação de Academia

por Redação CONCERTO 11/03/2025

Orquestra, coro e grupos da escola farão cerca de 90 apresentações ao longo do ano; temporada de concertos tem curadoria do novo diretor artístico maestro Manfredo Schmiedt

Com a presença da secretária do Cultura do estado do Rio Grande do Sul Beatriz Araújo, do presidente da Fundação Ospa Gilberto Schwartsmann, do diretor artístico Manfredo Schmiedt, do presidente da Fundação Pablo Komlós Geraldo Lopes e de outros diretores da entidade, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre lançou ontem, na Casa da Ospa, a sua temporada 2025. Serão realizadas cerca de 90 apresentações da orquestra, dos grupos da Escola da Ospa bem como do Coro Sinfônico da Ospa. 

No evento, o presidente Schwartsmann afirmou: “Este ano, queremos que a Ospa tenha como principal objetivo que a música de concerto seja algo de toda a comunidade. Nosso desafio é oferecer qualidade, trazendo um pouco dos grandes compositores, um pouco do novo, temperando com as efemérides do ano e também incluindo músicas mais familiares aos ouvidos de quem nunca ligou para a música de concerto”. 

A programação do ano dará continuidade às tradicionais séries da orquestra, como Casa da Ospa, Interior, Pop, Música de Câmara, Ópera, Ospa Jovem e Coro Sinfônico. A série principal, Casa da Ospa, terá a participação de maestros e solistas de países como Grécia, Rússia, Canadá, Estados Unidos, Espanha e Argentina, além de músicos da própria orquestra.

Entre as efemérides, serão homenageados compositores como Arthur Barbosa (60 anos), Pedrinho Figueredo (60 anos), Celso Loureiro Chaves (75 anos), Jean Sibelius (160 anos), Reinhold Glière (150 anos), Maurice Ravel (150 anos), George Bizet (150 anos) e Louise Farrenc (150 anos de morte), Johann Strauss Jr. (200 anos) e Giovanni Pierluigi da Palestrina (500 anos), entre outros. A temporada também prevê estreias de obras como Estética do frio IV, de Celso Loureiro Chaves, Suíte Caribe, de Arthur Barbosa, Abertura O tempo e o vento, de João Rocha, O boto dos Tapajós, de Cintia Zanco, e The Girl in a Bus Station, de Thales C. Gonzaga. Além disso, a programação também lembrará os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo e os 150 anos da Imigração Italiana. 

Responsável pela curadoria dos concertos, o diretor artístico Manfredo Schmiedt ressaltou a busca por uma programação variada, que valorize em igual medida talentos gaúchos, brasileiros e internacionais. 

Pela série Ópera, a Ospa realizará, em parceria com a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, Turandot, de Giacomo Puccini – espetáculo que inaugura o Teatro Simões Lopes Neto no Multipalco Eva Sopher, nos dias 29, 30 e 31 de março. Duas óperas curtas serão apresentadas nos dias 25 e 26 de setembro na Casa da Casa da Ospa: O telefone, de Carlo Menotti, e Signor Deluso, de Thomas Pasatieri.

Já o Coro Sinfônico da Ospa, que agora tem regência de Diego Schuck Biasibetti, fará participações especiais na programação da orquestra e um concerto a cappella na série Coro Sinfônico, no dia 8 de junho. 

Durante o evento, também foi anunciada a criação de Academia de Música Clássica, que funcionará na Escola da Ospa em uma parceria entre a Secretaria da Cultura e a Fundação Pablo Komlós. A exemplo de outras orquestras brasileiras e internacionais, a Academia oferecerá treinamento a alunos de nível avançado, complementando a formação da escola. 

Outra novidade é a oferta, pela primeira vez, de bolsas para os integrantes da Ospa Jovem, como destacou a secretária da Cultura Beatriz Araujo: “Na Escola de Música, que passa a contar com uma academia, nós vamos conseguir reter esses talentos que muitas vezes perdemos para outros lugares por falta de incentivos, por falta de condições. São alunos que já estudam na Escola de Música da Ospa e que serão beneficiados com essas bolsas, possibilitando que eles permaneçam por mais tempo conosco e evitando assim a evasão”. 

Os ingressos para os concertos na Casa da Ospa começarão a ser vendidos a partir das 15h do dia 14 de março, na bilheteria do Complexo Cultural Casa da Ospa e no site da sympla (clique aqui para acessar). Inscritos no programa Amigos da Ospa já podem adquirir os ingressos a partir de hoje pelo e-mail atendimento.ospa@gmail.com.

Clique aqui para conferir as datas e programações da temporada 2025 da Ospa.

Maestro Manfredo Schmiedt e a orquestra em concerto na Casa da Ospa (divulgação, Vinícius Angeli)
Maestro Manfredo Schmiedt e a orquestra em concerto na Casa da Ospa (divulgação, Vinícius Angeli)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.