Em evento simbólico, músicos se apresentaram ao ar livre sobre a laje da obra; inauguração do novo teatro está planejada para dezembro
Em um evento simbólico, a Sinfônica Heliópolis, grupo de ponta do Instituto Baccarelli, “inaugurou” o palco de seu futuro teatro. Ao ar livre, com as partes musicais presas com pregadores sobre as estantes para que não voassem com o vento, cerca de 45 músicos, sob a regência do maestro Edilson Ventureli, tocaram trechos da ópera Carmen, de Bizet, uma marcha húngara de Brahms e uma valsa de Tchaikovsky. Junto com os músicos, sobre a laje do palco, também estavam os operários que estão trabalhando na obra.
Desenhado pela empresa de arquitetura Todescan Siciliano Participações, a sala de concertos terá 540 lugares e um mecanismo móvel que possibilitará a abertura de um fosso de orquestra. O projeto acústico é de José Augusto Nepomuceno, que influenciou a geometria da sala e que determina o revestimento das paredes, o forro suspenso e as cortinas nas paredes dos balcões.
O Teatro Baccarelli será o primeiro teatro da comunidade de Heliópolis, que, com uma população de mais de 220 mil habitantes, é a maior da cidade de São Paulo. A previsão do Instituto Baccarelli é de fazer a inauguração do novo teatro ainda este ano.
A construção do novo teatro, que está sendo erguido no mesmo terreno em que está situada a escola de música, integra um programa mais amplo da atuação do Instituto Baccarelli, que tem como compromisso também abrir novas possibilidades de inserção socioeconômica para a comunidade de Heliópolis e para a região do entorno. Assim, o teatro vai fomentar a criação de vagas de trabalho nas atividades relacionadas ao universo teatral, como destaca o maestro Edilson Ventureli, diretor executivo da instituição: “Da perspectiva da inserção socioeconômica, o teatro é muito rico, já que oferece oportunidades desde a cenografia até a iluminação, passando por figurinos e atividades de bastidores. E isso está plenamente alinhado ao propósito do Instituto, que vai muito além da educação de arte e da assistência social à comunidade”.
O novo Teatro Baccarelli já captou R$ 20 milhões, o que equivale a cerca de 70% dos recursos necessários para a sua construção e finalização, com patrocínios de empresas como Itaú, Unilever, B3, Bradesco, Comgás, Havan, Sabesp, Ultra e Zurich. Mais informações sobre patrocínios podem ser obtidas no site da instituição.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.