Soprano Marília Vargas assume curadoria de música antiga da Oficina de Música de Curitiba

por Redação CONCERTO 26/09/2025

Evento, que tem direção geral de Janete Andrade, está com as inscrições abertas e acontece entre os dias 7 e 18 de janeiro de 2026

A soprano Marília Vargas, referência no repertório barroco e renascentista, será a nova curadora da área de música antiga da 43ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece entre os dias 7 e 18 de janeiro de 2026. Ela substitui o violinista Rodolfo Richter. A direção geral do evento segue a cargo de Janete Andrade, bem como a curadoria de música erudita, a cargo do maestro Abel Rocha, e a curadoria de João Egashira para a área de música popular brasileira.

Nascida em Curitiba, Marília Vargas iniciou sua formação musical na cidade e estudou na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça. Com trajetória artística consolidada e reconhecida como uma das grandes cantoras da atualidade, Marília atua como solista em repertórios de música antiga, Lied e oratório, e possui mais de 20 gravações em CD e DVD. É também professora de Canto Barroco e Canto Erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), regente e preparadora vocal do Coral Jovem do Estado de São Paulo e professora convidada do Neojiba, em Salvador.

Segundo Janete Andrade, a escolha foi “natural”, destacando a experiência internacional da soprano e sua ligação histórica com a Oficina. Para Marília, a missão é dar continuidade ao papel de destaque da música antiga em Curitiba e na América Latina. Ela pretende ampliar a presença da música renascentista e dos instrumentos de sopro históricos, como a flauta doce, que tiveram forte tradição na cidade nos anos 1980.

“Queremos resgatar essa tradição, que é também parte da história da Oficina. Teremos um repertório bonito e variado, com novidades que, na verdade, são um ‘gostinho antigo’ que retorna ao nosso palco”, afirma a nova curadora.

As inscrições para os cursos da área de música antiga – 12 no total, entre regulares e práticas de conjunto – já estão abertas e vão até 19 de outubro de 2025. Clique aqui para mais informações na página da Oficina no portal da Prefeitura de Curitiba.

Marília Vargas, nova curadora de música antiga da Oficina de Música de Curitiba (divulgação)
Marília Vargas, nova curadora de música antiga da Oficina de Música de Curitiba (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.