Theatro Municipal promove encontro para discutir ‘cantar brasileiro’

por Redação CONCERTO 24/06/2024

No próximo sábado, dia 29 de junho, o Theatro Municipal de São Paulo promove, no Salão Nobre, um encontro para debater o “cantar brasileiro”. O evento será realizado em razão da nova encenação da ópera O contractador de diamantes, de Francisco Mignone, que estará em cartaz no Municipal entre os próximos dias 28 de junho e 2 de julho e que será integralmente cantada em português – em sua versão original, a ópera é em italiano. 

O evento tem a curadoria de Flávia Toni, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, e de Ligiana Costa, dramaturgista da montagem. Segundo o material de divulgação, a nova versão é um “esforço para repatriar a obra, se aproximando da peça de origem de Affonso Arinos e da essência estética do próprio Mignone”. “O compositor foi um defensor fervoroso do canto ‘brasileiro’, tendo inclusive participado do Congresso da Língua Nacional Cantada, evidenciando seu compromisso com a promoção do idioma nacional no universo operístico.” 

O encontro terá duas mesas de discussões. A primeira, das 10h às 11h30, tem o título “Cantar brasileiro: histórias, poética e experiências” e contará com a participação de Flávia Toni (IEB/USP), Maria Alice Volpe (UFRJ) e Juliana Starling (Unesp e TMSP), com mediação de Camila Fresca. A segunda, “O contractador de diamantes como processo de criação e práxis”, das 11h30 às 13h, contará com as propostas de Ligiana Costa, Licio Bruno (Fames – Faculdade de Música do Espírito Santo) e Alessandro Sangiorgi e terá mediação de Ruthe Pocebon (TMSP).

Clique aqui para mais detalhes em Outros eventos 

Theatro Municipal de São Paulo (divulgação)
Theatro Municipal de São Paulo (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.