No próximo sábado, dia 29 de junho, o Theatro Municipal de São Paulo promove, no Salão Nobre, um encontro para debater o “cantar brasileiro”. O evento será realizado em razão da nova encenação da ópera O contractador de diamantes, de Francisco Mignone, que estará em cartaz no Municipal entre os próximos dias 28 de junho e 2 de julho e que será integralmente cantada em português – em sua versão original, a ópera é em italiano.
O evento tem a curadoria de Flávia Toni, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, e de Ligiana Costa, dramaturgista da montagem. Segundo o material de divulgação, a nova versão é um “esforço para repatriar a obra, se aproximando da peça de origem de Affonso Arinos e da essência estética do próprio Mignone”. “O compositor foi um defensor fervoroso do canto ‘brasileiro’, tendo inclusive participado do Congresso da Língua Nacional Cantada, evidenciando seu compromisso com a promoção do idioma nacional no universo operístico.”
O encontro terá duas mesas de discussões. A primeira, das 10h às 11h30, tem o título “Cantar brasileiro: histórias, poética e experiências” e contará com a participação de Flávia Toni (IEB/USP), Maria Alice Volpe (UFRJ) e Juliana Starling (Unesp e TMSP), com mediação de Camila Fresca. A segunda, “O contractador de diamantes como processo de criação e práxis”, das 11h30 às 13h, contará com as propostas de Ligiana Costa, Licio Bruno (Fames – Faculdade de Música do Espírito Santo) e Alessandro Sangiorgi e terá mediação de Ruthe Pocebon (TMSP).
Clique aqui para mais detalhes em Outros eventos
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.