Theatro São Pedro lança temporada 2026

por Redação CONCERTO 14/01/2026

Programação terá estreia da ópera Conceição Evaristo – Uma ópera escrevivência, com texto da própria autora e música de Juliana Ripke

O Theatro São Pedro anunciou a sua Temporada 2026. Com direção artística de Ricardo Appezzato, gestor artístico da Santa Marcelina Cultura, a agenda reúne óperas conhecidas do repertório, criações contemporâneas, projetos formativos, cinema com música ao vivo, dança, concertos de câmara e atrações voltadas ao público infantojuvenil. O destaque da programação é a estreia mundial de Conceição Evaristo – Uma ópera escrevivência, obra criada especialmente para celebrar os 80 anos da autora, com texto da própria escritora e música da compositora Juliana Ripke.

A temporada lírica começa em abril com Orfeu no inferno, de Jacques Offenbach, em apresentações nos dias 17, 19, 22, 24 e 26. A montagem tem direção musical de André dos Santos e direção cênica de Cibele Forjaz, com elenco que inclui Anna Beatriz Gomes, Isabella Luchi, Denise de Freitas e Aníbal Mancini.

Em junho, o Atelier de composição lírica do Theatro São Pedro apresenta um espetáculo com três títulos inéditos, reforçando o compromisso da casa com a criação de novas óperas brasileiras. As récitas acontecem nos dias 11, 12 e 14, com direção musical de Maíra Ferreira e direção cênica de Julianna Santos e com a participação de solistas como Manuela Freua, Laiana Oliveira e Vinícius Atique.

No mês de julho, o público poderá conferir Don Pasquale, de Gaetano Donizetti, com direção musical de Ira Levin e encenação de Livia Sabag, em récitas nos dias 10, 12, 15, 17 e 18. Rodrigo Esteves, Santiago Villalba, Guilherme Moreira e Raquel Paulin integram o elenco. 

A estreia de Conceição Evaristo – Uma ópera escrevivência, será no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com récitas ainda nos dias 22, 25, 27 e 29, data do aniversário da escritora. A obra celebra a trajetória de Conceição Evaristo e propõe um diálogo entre ópera contemporânea e o conceito de “escrevivência”, central em sua produção literária. Edna D’Oliveira, Juliana Taino e Vinicius Costa são os solistas da produção.

 

Outras programações

Os grupos de formação do teatro – a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro – terão duas montagens em 2026: A escada de seda, de Rossini, em maio, e O morcego, de Johann Strauss II, em outubro.

O Cine São Pedro – 2ª Mostra de música e cinema, de 13 a 28 de março, volta a unir cinema e trilha sonora ao vivo, com títulos históricos como Sinfonia Amazônica, Nosferatu e Fausto, além de uma homenagem ao compositor Tan Dun, em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Goethe-Institut.

A dança também integra a programação, com a São Paulo Companhia de Dança apresentando, em setembro, coreografias ao som da Orquestra do Theatro São Pedro. Já em dezembro, o teatro apresenta o sopranista Bruno de Sá, com o espetáculo Mille Affetti.

A temporada contempla ainda o projeto Brincando em cena, voltado ao público infantojuvenil; concertos de música de câmara na série Além do palco; atividades especiais pelo Ano Brasil-China; o Recital de gala da Academia de Ópera; e mais uma edição do Experimenta São Pedro, dedicado à valorização de artistas ligados à Santa Marcelina Cultura.

Os ingressos para a Temporada 2026 já estão à venda na bilheteria digital do Theatro São Pedro (clique aqui para acessar).

Fachada do Theatro São Pedro (divulgação, Íris Zanetti)
Fachada do Theatro São Pedro (divulgação, Íris Zanetti)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.