Her Agapito, presidente da Orquestra Petrobras Sinfônica
“Tínhamos o primeiro grande concerto da temporada 2020 da Orquestra Petrobras Sinfônica no Theatro Municipal programado para o dia 14 de março. Na véspera, o governo do estado fechou todos os teatros. A partir do segundo dia de confinamento, já estávamos formando equipes de trabalho para desenvolvermos formas de atuar nessa situação de exceção. Resolvemos nos lançar rumo a tormenta, ao invés de esperá-la passar. A partir de então, fizemos extensas pesquisas e reuniões com profissionais e empresas que pudessem trazer alternativas para viabilidade e modernização dos concertos.
Experimentamos várias linguagens no ano de 2020, desde a produção de conteúdo para o Youtube (cada músico gravando de sua casa) até a primeira transmissão on-line de uma orquestra brasileira na segunda fase da pandemia, ainda em julho, na qual executamos sinfonias de Beethoven e Mozart. Criamos o Concurso Arte e Caricatura Beethoven 250 anos, no qual atingimos um público de quase 700 mil pessoas sem tocar um único acorde! Para o público infantil lançamos um livro e duas séries de animações com música clássica e orquestral, além de videoclipes e campanhas institucionais que utilizaram nossa música unida a outras áreas das artes atuais.
Durante o ano desenvolvemos 125 atividades entre concertos presenciais e atividades on-line, atingindo assim um público de mais de 6 milhões de pessoas. Temos nos dedicado à busca de como será o novo concerto do século XXI e a melhoria constante dessas novas ferramentas. Tivemos também uma parceria com a Fiocruz que desenvolveu conosco um rígido protocolo sanitário, que nos permitiu trabalhar em segurança durante a pandemia.
Acreditamos que esse período tão difícil pode servir de laboratório para lançar as instituições artísticas a um novo nível de comunicação com o público. Também posso supor que tivemos sorte durante esse período tão obscuro, porque a inovação está no DNA da nossa orquestra, tanto por sermos a única grande orquestra brasileira gerida pelos próprios músicos, quanto por termos como diretor artístico o maior maestro brasileiro, Isaac Karabtchevsky. E ainda por contarmos com o apoio inequívoco da nossa patrocinadora, Petrobras, que com a mesma confiança desenvolvida ao longo de mais de 30 anos nos estimulou e comemorou conosco cada acerto artístico que tivemos durante essa atípica temporada.”
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