Retrospectiva 2020: Sabine Lovatelli

por Redação CONCERTO 28/12/2020

Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro 

“Em 2020 vivemos um ano inusitado, com o surgimento inesperado da pandemia do novo coronavírus, que inviabilizou a programação previamente confirmada do festival Mozarteum em Trancoso (BA) e São Paulo. Em março, na antevéspera da inauguração da nona edição do festival, fomos obrigados a adiá-lo para 2021 em razão da nova realidade sanitária do Brasil e do mundo. 

Neste novo e desafiador cenário, investimos em programação on-line. Já em março lançamos o Música em Casa, com apresentações semanais, em redes sociais, de programas do festival Música em Trancoso. No início de junho essa série se transformou no “Mozarteum em casa”, com transmissões também semanais e em redes sociais de concertos completos, que revivem a programação de quase 40 anos do Mozarteum, a maior parte gravada pela TV Cultura. 

Aprimorando suas atividades on-line, o Mozarteum lançou em outubro um projeto auspicioso, que se integra à suas realizações permanentes: o Mozarteum Escola. Com o objetivo de expandir fronteiras de aprendizado e conhecimento, o Mozarteum Escola oferece aulas on-line de música, ministradas por professores de renome, que permanecem disponíveis no website do Mozarteum Brasileiro, via seu canal no Youtube. 

Em 2021 esperamos uma situação melhor, à medida que os problemas sanitários sejam controlados, com a perspectiva das vacinações. Já temos uma programação definida, mas o festival Música em Trancoso, planejado para se realizar entre 6 e 13 de março, está temporariamente suspenso por causa da situação ainda crítica. 

Na Sala São Paulo, nossa programação de 2021 apresentará, em junho, a soprano Diana Damrau e o baixo-barítono Nicolas Testé, acompanhados da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob regência de Pavel Baleff como maestro convidado. Em agosto, Gershwin Piano Quartet realizará duas apresentações e, em outubro, o Mozarteum promove mais uma estreia brasileira de uma grande cantora lírica – a soprano letã Kristine Opolais. 

Além da programação na Sala São Paulo, o Mozarteum deverá realizar, em julho, a sexta edição da academia Canto em Trancoso, que proporciona bolsas de estudos para estudantes brasileiros participarem, durante uma semana, de cursos intensivos com importantes professores. 

Após os desafios de 2020, esperamos recuperar, em 2021, o prazer das apresentações presenciais, do grande encontro que a música ao vivo proporciona. Nossa expectativa é que a música e todas as artes voltem a acontecer plenamente, reanimando a vida de todos!” 

[Divulgação]
[Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.