Uma interpretação da Sinfonia nº 14 de Shostakovich abre na noite desta sexta-feira, dia 5, a nova edição do Festival de Música do Espírito Santo.
No palco, estarão a Orquestra Camerata SESI, o maestro Gabriel Rhein-Schirato, a soprano Eliane Coelho e o baixo Savio Sperandio. O concerto será transmitido pelo YouTube e não ficará disponível após a apresentação ao vivo.
A edição deste ano, com direção geral de Tarcísio Sartório e Natércia Lopes e curadoria de Livia Sabag, tem como tema Poéticas de Sombra e de Luz.
“A pandemia continua tornando cada vez mais evidentes as grandes desigualdades existentes entre as pessoas. Não só contrastes socioeconômicos, mas também abismos nas relações interpessoais. O choque dos primeiros momentos da pandemia tem, gradualmente, cedido lugar à banalização e mesmo à negação do sofrimento e da morte”, explica Sabag. E, para discutir essas questões, a programação vai se dedicar a pensar sobre as pulsões de vida e morte, tratando de temas como amor e morte, crueldade e compaixão, guerra e paz.”
A programação vai até o dia 27 de novembro. Amanhã, dia 6, Eliane Coelho, homenageada pelo evento, faz recital com o pianista Gustavo Carvalho, que também participa da mesa redonda O amor e a morte segundo Shostakovich, Mussorgsky e Rachmaninoff com Irineu Franco Perpetuo e Elena Vassina.
No dia 12, a soprano Ludmila Bauerfeldt e o pianista Fabio Bezuti. Interpretam obras de Duparc, Fernando Lopes-Graça, Ravel e Poulenc.
A pianista Célia Ottoni, que também será homenageada pelo festival, faz recital ao lado do Quarteto Bratya no dia 13, interpretando obras de Clotilde Rosa, Esther Scliar e Fernando Lopes-Graça.
No dia 19, o pianista Aleyson Scopel, o clarinetista Cristiano Costa, a violinista Gabriela Queiroz e o violoncelista Jonathan Azevedo interpretam o Quarteto para o fim dos tempos de Messiaen.
No dia 20, a atração é o Quarteto Camburi, com obras de Florence Price e Kaija Saariaho. No dia 26, um programa de solos e duos com a flautista Rúbia de Moraes e o contrabaixista Felipe Medeiros, com peças de Nahla Mattar, Nathalia Fragoso, Dorothee Eberhardt e Frederic Rzewski.
O encerramento acontece no dia 27, com a Camerata SESI regida por Helder Trefzger em obras de Kilza Setti, Joly Braga Santos e Claudio Santoro.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Pianista Caio Pagano lança novo disco em três apresentações
Notícias Hércules Gomes faz recitais com tangos brasileiros e peças de Piazzolla
Notícias Theatro São Pedro estreia montagem da ópera ‘Os sete pecados capitais’, de Kurt Weill
Opinião A ópera em pauta e muito bem articulada, por Fabricio Noronha
Entrevista Erika Ribeiro: "É importante que minha geração reveja rótulos da música erudita e popular", por Camila Fresca
Opinião Mauricio Kagel, a exaustão do mundo e a COP26 , por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.