‘Turandot’ intimista inaugura novo teatro em Porto Alegre

por Nelson Rubens Kunze 29/03/2025

Tenor Enrique Bravo é destaque em encenação despojada dirigida por Flávio Leite, que logra realçar trama emocional; novo teatro conclui as obras do espetacular complexo cultural Multipalco Eva Sopher

PORTO ALEGRE – Uma montagem de Turandot, de Giachomo Puccini (1858-1924), inaugurou na última quinta-feira, dia 27 de março, o mais novo teatro de ópera do Brasil, o Simões Lopes Neto, situado ao lado do centenário Theatro São Pedro, no centro histórico de Porto Alegre. A produção foi apresentada pela Cors – Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e pela Ospa – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e teve direção musical e regência do maestro argentino Carlos Vieu e direção cênica de Flávio Leite.

A encenação é intimista e despojada, baseada em quatro grandes módulos de degraus, que são dispostos de diferentes maneiras para configurar as cenas (cenários de Yara Balboni). Uma grande lua que por vezes aparece no fundo do palco, luminárias orientais redondas, brancas ou vermelhas, projeções sobre toda a cena de diferentes motivos e cores e eventualmente longas cortinas que delimitam o espaço, além de uma cuidadosa iluminação, criam ambientações bem adequadas (iluminação e videografia de Ricardo Vivian). A montagem é inteligente ao, dadas as dimensões relativamente pequenas do palco, abrir mão de uma descrição cenográfica majestosa da corte imperial chinesa. Com isso, o diretor Flávio Leite logra potencializar a dimensão mais humana e emocional do drama.

Foi muito boa a direção cênica de Leite, que conseguiu construir de modo muito feliz toda a narrativa e os arcos dramáticos em cada um dos atos: no primeiro, a decisão do apaixonado Calfat em se submeter às provas de Turandot que culmina com as três batidas no gongo; no segundo, toda a longa cena dos diversos enigmas até a glória da vitória; e, finalmente no terceiro ato, com a consagração do amor.

No geral, foi muito bom e convincente o espetáculo de inauguração do novo Teatro Simões Lopes Neto, com uma performance correta da Ospa conduzida com cuidado e competência pelo maestro Carlos Vieu. 

A soprano Eiko Senda viveu uma Turandot amargurada e ressentida em toda a sua grandeza e força dramática. O destaque da noite foi o tenor Enrique Bravo interpretando Calaf, o príncipe desconhecido. Com bonito timbre e potente emissão, em matizadas texturas, Bravo protagonizou o ponto culminante da noite em sua ótima interpretação de “Nessum Dorma”, no terceiro ato.

Também Gabriella Pace, como Liù, exibiu a sua conhecida competência artística, com intervenções consistentes nas quais se sobressaíram algumas límpidas passagens nos agudos. E os ministros da corte Ping (o barítono Homero Velho), Pang (o tenor Felippe Betoll) e Pong (tenor Marías Herrera), em bonitos figurinos (figurinos de Daniel Lion), estiveram equilibrados e muito bem integrados na narrativa. 

Acompanhando o bom nível dos protagonistas, foi bem também o baixo-barítono Daniel Germano como Timur. O elenco se completou com o tenor Adolfo Amaral (Imperatore), o baixo Roberto Moreira (Mandarino) e o ator Eduardo Severino. 

O Coro Lírico da Cors, preparado por Sérgio Sisto, contribuiu para o bom resultado da performance. Esta foi a primeira apresentação do conjunto, composto a partir do trabalho de formação de cantores realizado nos últimos anos pela Cors.

A Ospa, com uma formação de mais de 60 músicos, ocupou o amplo fosso que, situado em grande parte sob o palco, apresentou uma adequada projeção sonora. Apenas o ruído excessivo do ar-condicionado teria de ser investigado, pois acabou interferindo no resultado acústico no todo bem satisfatório do novo teatro.

Política cultural pública nota 10!

A noite de inauguração do novo Teatro Simões Lopes Neto contou com as presenças do governador do estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, da secretária da Cultura Beatriz Araújo, do presidente da Fundação Theatro São Pedro Antônio Hohlfeldt, dos ex-governadores Olívio Dutra e José Ivo Sartori e de diversas autoridades do mundo político e empresarial gaúcho. O novo teatro é o último espaço que restava ser concluído do espetacular complexo cultural Multipalco Eva Sopher. 

O equipamento, cujo projeto dos arquitetos Julio Collares, Dalton Bernardes e Marco Peres foi o vencedor de concurso realizado em 1998, estava em obra há 22 anos e só pode ser finalizado a partir de um investimento de R$ 24,5 milhões feito diretamente pela gestão Eduardo Leite. Em seu discurso, contudo, Leite dividiu os méritos com seus antecessores, sem os quais, conforme disse, o equipamento certamente não existiria. “Fizemos um grande investimento nos últimos seis anos, mas destaco também a contribuição de todos que fizeram parte desta jornada ao longo de mais de 20 anos. É um legado que fica para a cultura e a arte, tão importantes para a formação da consciência crítica, especialmente nos tempos em que vivemos.” (Eduardo Leite, quero lembrar, é aquele que, quando anunciou os recursos para a conclusão do novo teatro, citou de memória os versos finais da ária “Nessun Dorma”...)

Também a secretária da Cultura, Beatriz Araújo, discursou e afirmou que “mais do que um edifício imponente, este teatro representa um compromisso com a criatividade, com os artistas e com o público que valoriza a magia do palco”. E Antônio Hohlfeldt destacou: “Em 1858, quando o Theatro São Pedro abriu suas portas, quem imaginaria que 167 anos depois ele continuaria de pé, a serviço de nossa cultura? Pois essa é a missão do complexo cultural, através de seus múltiplos espaços. O Theatro São Pedro é um marco na história da cultura do Rio Grande do Sul, assim como o Multipalco Eva Sopher está dividindo a história da cultura atual”. 

O novo teatro tem 700 m² e 576 lugares e está situado no subsolo da construção. Além dele, o complexo Multipalco inclui, em seus sete pavimentos, o Teatro Oficina Olga Reverbel, as salas da Música, do Circo e da Dança, amplos espaços para ensaios e outras atividades e uma ala administrativa. Na parte externa, ainda conta com uma Concha Acústica. Com o Multipalco, a Fundação Teatro São Pedro passa a ser um dos maiores e mais completos centros culturais do Brasil, ocupando mais de 25 mil m² no centro histórico de Porto Alegre. 

O Multipalco foi idealizado pela já falecida ex-presidente da Fundação Theatro São Pedro, a gestora Eva Sopher (1923-2018). Sopher foi uma das principais responsáveis pela restauração do histórico teatro da capital gaúcha, cuja direção assumiu em 1975. O ambicioso projeto do complexo cultural tinha previsão de inauguração em 2006, mas dificuldades de captação de verba por meio das leis de incentivo e entraves burocráticos acabaram atrasando a obra.

Agora finalmente concluído, o Multipalco Eva Sopher certamente potencializará a programação cultural da capital gaúcha. O novo teatro é um exemplo – cada vez mais raro nos nossos dias – de uma política pública que entende cultura, para além de seu intrínseco poder transformador, como ferramenta de promoção social e desenvolvimento econômico.

Oxalá o investimento cultural do governo do estado do Rio Grande do Sul sirva de exemplo para outros estados e para todas as demais esferas do poder público. Vida longa e muita arte e cultura para o Multipalco Eva Sopher!

[Turandot terá ainda apresentações nos dias 29, 30 e 31 de março. A récita do dia 30, domingo, será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul. Clique aqui para acessar.]

[Nelson Rubens Kunze viajou a Porto Alegre e assistiu à ópera Turandot a convite da Cors – Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul.]

Leia mais
Revista CONCERTO Porto Alegre ganha novo palco com programação múltipla, por Amanda Queirós

Cena de Turandot, produção da Cors e da Ospa, que inaugurou o Teatro Simões Lopes Neto (divulgação, Vitória Proença)
Cena de Turandot, produção da Cors e da Ospa, que inaugurou o Teatro Simões Lopes Neto [Divulgação/Vitória Proença]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.