Premiação é inédita no Brasil; japonesa Rino Yoshimoto e israelense Michael Shaham empatam em segundo lugar
Com uma interpretação viva e emocionante do Concerto para violino de Brahms, o brasileiro Guido Sant’Anna, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar no prestigioso Concurso Internacional para Violino Fritz Kreisler.
O anúncio da premiação foi feito logo após a final, realizada hoje no Musikverein, em Viena, na qual os finalistas se apresentaram acompanhados da Orquestra Sinfônica da Rádio ORF, sob regência de Alexander Joel.
No concerto, Guido demonstrou seu talento excepcional, grande concentração, equilíbrio emocional e uma rara personalidade artística. O segundo lugar deu empate entre Rino Yoshimoto, japonesa de 19 anos, que interpretou o Concerto nº 1 de Henryk Wieniawski, e Michael Shaham, israelense de 19 anos, que tocou o Concerto para violino op. 47 de Jean Sibelius.
O júri foi presidido pelo francês Jean-Jacques Kantorow e contou com os seguintes membros: Fanny Clamagirand (França), Igor Gruppman (Estados Unidos), Mario Hossen (Áustria / Bulgária), Sergey Khachatryan (Armênia), Ernst Kovacic (Áustria), Sergej Krylov (Itália), Benjamin Schmid (Áustria), Dmitry Sitkovetsky (Grã-Bretanha) e Ingolf Turban (Alemanha).
Guido Sant’Anna, que vive em São Paulo, estuda com a violinista e professora Elisa Fukuda e é bolsista da Cultura Artística. Ele iniciou os seus estudos no instrumento com 5 anos. Em 2014, aos 8 anos, foi finalista do programa Prelúdio, da TV Cultura, onde se apresentou sob regência do maestro Júlio Medaglia (clique aqui para assistir). Aos 12 anos, em 2018, Guido foi finalista do concorrido concurso internacional Menuhin Competition, na Suíça (clique aqui para assistir). E, no ano passado, venceu a edição 2021 do Concurso Jovens Solistas da Osesp. Em 2018, Guido Sant’Anna também venceu o Prêmio CONCERTO Jovem talento.
O Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler foi criado em 1979, com Yehudy Menuhin no júri, quando premiou o hoje consagrado virtuose Dmitry Sitkovetsky. O concurso deste ano, que é a 10ª edição e lembra os 60 anos da morte de Fritz Kreisler, teve a inscrição de mais de 230 candidatos de 42 países.
O certame distribuirá € 75 mil em prêmios e oferecerá contratos para concertos em diversos lugares do mundo.
Guido Sant’Anna, que com o primeiro lugar ganhará € 20 mil, também lançará um CD pelo selo Naxos, um dos patrocinadores do concurso. Além disso, fará concertos com a Orquestra Sinfônica Nacional Lituana, Orquestra de Câmara Lituana, Filarmônica do Estado de Nizhny Novgorod e com a Orquestra Sinfônica Siciliana, bem como uma turnê pela Ásia em maio de 2023 com a World Culture Networks (WCN). Há ainda a possibilidade de um concerto como solista com a Filarmônica de Viena.
O Concurso Internacional para Violino Fritz Kreisler conta com a parceria da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena e tem como principais patrocinadores a Kuke Music Holding da China, a Kolo Market e a Naxos.
Clique neste link para assistir à prova final realizada hoje por Guido Sant’Anna (a partir de 1h48').
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Guido é simplesmente…
Guido é simplesmente sensacional como músico e como pessoa. Desejo muito sucesso a ele e agradeço a todas as pessoas que o ajudaram a desenvolver seu potencial, em especial, aos seus familiares.
Que orgulho !!! Que concerto…
Que orgulho !!! Que concerto !!! Parabéns !!! A performance deste rapaz é impressionante, simplesmente amei !!! Continue assim jovem...parabéns a toda equipe!!!
Que emoção!!! Que alegria!!!…
Que emoção!!! Que alegria!!! Que orgulho!!!! Um brasileiro brilhando para o mundo!!! Todo sacrifício e toda dificuldade valeram a pena!!!! Parabéns!!!! Deus os abençoe muito!!!! Desejo um futuro brilhante!!! Você merece!!!! ??????
É um orgulho e prazer tomar…
É um orgulho e prazer tomar conhecimento dessa viitória por um jovem brasileiro no palco do mais famoso templo da música, onde se apresentaram e se apresentam os grandes nomes da música erudita, isto é, o Musikverein em Viena, sede da Filarmônica. É quando o Brasil nos enche de vibração e orgulho! Seja sua vida de contínuo sucesso e aguardamos sua apresentação no país. E mais um parabéns pela peça escolhida de invulgar beleza entre as mais insensadas dos concertos para violino.
Bravíssimo . Um orgulho para…
Bravíssimo . Um orgulho para o Brasil.