Orquestra Inhotim fará temporada de 12 concertos em 2024; museu realizará também o primeiro Festival Internacional de Música no Inhotim
O Inhotim, museu de arte contemporânea e jardim botânico localizado em Brumadinho, a 50 km de Belo Horizonte, criou em abril deste ano uma nova curadoria responsável pela organização e reestruturação das ações na área da música. Coordenada pelo maestro Leandro Oliveira – conhecido do público da Osesp pelos encontros Falando de música realizados por ele durante muitos anos antes dos concertos da orquestra –, a nova curadoria “propõe um programa pioneiro de sensibilização para a arte contemporânea e o universo botânico”.
Para o curador Leandro Oliveira, a programação musical e o trabalho com crianças e jovens da região deve seguir a vocação do Inhotim: “As atividades de música no Inhotim devem consagrar a excepcionalidade desse espaço de excelência da cultura do Brasil – privilegiando suas interlocuções com a arte contemporânea e a exuberância do bioma especialíssimo que encontramos aqui”, afirma.
Entre as realizações da nova curadoria, foi promovida estreia brasileira de MusicCircus, de John Cage (que será reapresentada no dia 18/11) e a primeira audição mundial da obra nós passarinho, para flauta e eletrônica ao vivo, uma encomenda do Instituto Inhotim ao compositor mineiro José Henrique Padovani, por ocasião da Semana do Meio Ambiente.
Além da Escola de Música e da Orquestra Inhotim que já mantinha, o Instituto criou este ano o Quarteto Inhotim, que realiza apresentações no Espaço Igrejinha do museu, gratuitamente, nos últimos domingos de cada mês. A nova Curadoria de Música, além de promover apresentações de grupamentos musicais importantes da região – como a centenária Banda Santa Efigênia e o grupo de canto e dança Negro por Negro, formado por remanescentes quilombolas de Brumadinho –, também tem levado sua programação para espaços fora do museu, como a Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte.
Para 2024, o museu seguirá com a temporada de 12 concertos de música contemporânea da Orquestra Inhotim e promoverá master classes e workshops de instrumento, educação corporal e postural, criação e improvisação. Além disso, promoverá oficinas com as crianças da Escola de Música para a encenação de uma obra inédita da compositora Michelle Agnes.
Nos dias 13 e 14 de julho de 2024, o Instituto realizará o primeiro Festival Internacional de Música no Inhotim.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Excelente notícia! O local…
Excelente notícia!
O local privilegiado, o atendimento do pessoal e as obras de arte lá existentes são maravilhosos;
com boa música, fica completo o paraiso terreno.
Vamos conferir em breve!