Cultura Artística lança temporada 2025 

por Redação CONCERTO 24/10/2024

Além das séries de assinaturas, programação inclui concertos matinais, jazz e a integral dos quartetos de cordas de Shostakovich; temporada será lançada oficialmente amanhã, dia 25

A temporada 2025 do Teatro Cultura Artística terá 13 atrações em suas séries de assinaturas, contando com apresentações de música sinfônica, piano solo, música antiga e de câmara. A partir deste ano haverá, ainda, a Série Amarela, concebida em colaboração com o violonista João Camarero e que conta com cinco apresentações de grandes intérpretes brasileiros e destaques do jazz internacional, além dos Concertos Matinais, com apresentações dedicadas à música brasileira e recitais de jovens artistas, incluindo ganhadores de concursos internacionais. 

A abertura do ano será em março, com quatro apresentações do pianista Alessio Bax. Ele levará a São Paulo o formato dos concertos que realiza no Festival Incontri in Terra di Siena, do qual é diretor artístico: neles, músicos de diferentes origens se unem sobre o palco para executar música de câmara. 

O canto tem importância especial na programação e, em abril, a primeira atração será o tenor Rolando Villazón. O mexicano surgiu no cenário como intérprete do grande repertório de óperas, mas, nos últimos anos, passou a se dedicar com mais afinco a programas de canções, como o que vai realizar com o harpista Xavier de Maistre, um dos mais importantes  nomes de seu instrumento hoje. 

Em setembro, apresenta-se o conjunto Les Arts Florissants, referência na interpretação da música antiga. Em São Paulo, eles vão executar The Fairy Queen, semiópera de Purcell inspirada em Sonhos de uma noite de verão, de Shakespeare, com a participação do Jardin des Voix, a academia de jovens cantores do Les Arts, criada pelo maestro William Christie. 

Ainda no universo da voz, em outubro, a mezzo soprano letã Elina Garanca faz recital ao lado do pianista alemão Matthias Schulz. E, encerrando o ano, em novembro, será a vez de recitais de um dos principais nomes da ópera da atualidade, a soprano americana Nadine Sierra, que se apresenta ao lado do pianista Bryan Wagorn, atual regente assistente do Metropolitan de Nova York. 

De volta a abril: além de Villazón, há outra atração, o Third Coast Percussion Group, com sua estreia nos palcos brasileiros. Premiado pelo Grammy em 2017 e completando 20 anos de criação, o grupo vai apresentar peças de Philip Glass e Steve Reich, entre outros autores. 

O grande virtuose Maxim Vengerov é a atração de maio, em duo formado com a pianista Polina Osetinskaya, com quem vem realizando turnês em todo o mundo. Eles vão interpretar obras de Clara e Robert Schumann, Brahms e Prokofiev. 

O violinista Maxim Vengerov (divulgação)
O violinista Maxim Vengerov (divulgação)

No mesmo mês, vem ao Brasil o West-Eastern Divan Ensemble, grupo de câmara fundado a partir da iniciativa de Edward E. Said e Daniel Barenboim para promover o diálogo entre israelenses e palestinos. O comando das apresentações fica nas mãos do violinista Michael Barenboim, filho do maestro e pianista, e o programa terá obras de Schubert e Beethoven. 

Em junho estará no Brasil outra solista de excelência, a pianista Yuja Wang, para apresentações ao lado da Mahler Chamber Orchestra. No programa, a Abertura Coriolano, de Beethoven, o Concerto para piano nº 2, de Chopin, e o Concerto para piano nº 1, de Tchaikovsky. 

A lista de pianistas continua em altíssimo nível, com a estreia brasileira, em julho, do pianista russo Grigory Sokolov, que já foi definido como “visionário” pelo jornal The New York Times em razão de suas interpretações do grande repertório, ao qual empresta leituras sempre inovadoras e inesperadas. O pianista norueguês Leif Ove Andsnes, por sua vez, realiza recitais dedicados a obras de Liszt, Beethoven e Schumann em setembro. 

Em agosto, a Concertgebouw Chamber Orchestra fará concertos nos quais será dirigida pela violinista alemã Antje Weithaas. Ela também atua como solista em programas que terão obras de Mozart, Mendelssohn, Ravel e Shostakovich 

Outubro trará de volta ao Brasil os irmãos Sheku e Isata Kanneh-Mason, estrelas da nova geração de músicos, que têm se apresentado por todo o mundo, com repertório que traz obras canônicas e composições contemporâneas para violoncelo e piano. Em São Paulo, o repertório será composto por obras de Mendelssohn, Nadia Boulanger, Schumann e Poulenc. 

CONCERTOS MATINAIS 

O primeiro da série será em março, reunindo a soprano Marília Vargas e o pianista André Mehmari, com canções de Villa-Lobos. Em junho, o Cultura Artística recebe a Camerata Fukuda, para concerto com obras de Mozart, Guerra-Peixe, Clóvis Pereira, Herz e Respighi. A pianista russa Anna Geniushene, medalha de prata do Concurso Internacional de Piano Van Cliburn em 2022, toca em agosto.  

Em outubro, apresentam-se artistas do Curtis Institute of Music, com obras de Bernstein, Bright Sheng e Schubert, e o violonista alemão Tilman Hoppstock. Os Músicos de capella, liderados pelo violinista Luis Otavio Santos, vêm em seguida, com A arte da fuga, de Bach. Vencedor do Concurso Rainha Elizabeth 2024, o violinista Dmytro Udovychenko toca em duo com a pianista brasileira Araceli Chacon. As demais atrações são o pianista chinês James Wei, vencedor do Concurso Internacional de Cleveland em 2024, e a violonista chinesa Hao Yang, que conquistou o primeiro prêmio do Concurso Internacional de Violão de Koblenz em 2024. 

A programação inclui, ainda, a integral dos quartetos de cordas de Shostakovich, com o Quarteto Jerusalém: em 2025, completam-se 50 anos da morte do compositor. Para esses concertos, haverá possibilidade de uma assinatura específica. 

JAZZ 

A Série Amarela, segundo o Cultura Artística, nasceu da própria reconstrução do teatro, com a ideia de “expandir os horizontes musicais, trazendo não apenas a música clássica, mas também o jazz, a música brasileira e a música eletrônica. O objetivo é oferecer ao público experiências únicas, independentemente do gênero musical, criando diálogos artísticos que desfazem engessadas fronteiras estilísticas”. 

Em março, apresenta-se a cantora Alaíde Costa, com José Miguel Wisnik ao piano. No dia 19 de junho, é a vez de recitais do Duo Assad, integrado por Sérgio e Odair Assad. Em julho, vem ao Brasil a big band NYO Jazz, sob direção do trompetista Sean Jones e com a cantora brasileira Luciana Souza, vencedora do Grammy em 2007, como solista convidada. A atração seguinte, no mesmo mês, é o octeto liderado pela cantora Samara Joy. Quem encerra a série é a cantora Stacey Kent, que se apresenta com Jim Tomlinson (sopros) e Art  Hirahara (piano) em setembro.  


ASSINATURAS 

A venda de assinaturas segue um cronograma específico: 
Renovações: de 4 a 14/11; trocas para mecenas: 25/11; trocas para amigos: 26/11; trocas para assinantes: 28 e 29/11; novas aquisições para mecenas: 4/12; novas aquisições para amigos: 5/12; novas aquisições para assinantes: 6/12; novas aquisições para público geral: 9/12. 
Renovações e novas assinaturas pelo site ou no Teatro Cultura Artística (Rua Nestor Pestana, 196)

Detalhe do painel de Di Cavalcanti na fachada do Teatro Cultura Artística (Revista CONCERTO)
Detalhe do painel de Di Cavalcanti na fachada do Teatro Cultura Artística (Revista CONCERTO)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

Complementando no dia 30/11/2024 no T.C.Artistica , haverá apresentação dos 04 finalistas do Programa Prelúdio 2024 da TV CULTURA, o único na TV Brasileira, o vencedor será premiado com uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt em Budapeste na Hungria, com Orquestra Prelúdio pelo Maestro Julio Medaglia desde 2005, onde destacam-se nomes no Cenário Internacional que saíram do Prelúdio.

Link permanente

Destaque para: os pianistas Cristian Budu (2007) ; Estefan Iatcekiw (2017); Matheus Versiani ( 2023) ; violonista Guido Sant'Anna (2014); Cantor Bruno de Sá (2017); Saxofonista Samuel Alves (2022); Erick Venditte (2018); Felipe Naim (2019), e outros que estão em Renomadas Orquestras.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.