Prêmio CONCERTO 2024 anuncia finalistas; leitores podem votar pelo Site CONCERTO

por Redação CONCERTO 05/12/2024

O Prêmio CONCERTO de Música Clássica e Ópera apresenta os finalistas de sua 13ª edição. Ao todo, vinte e um artistas, instituições, projetos discográficos e produções de ópera concorrem nas sete categorias.  

O júri especializado votará o prêmio da crítica, que será revelado na edição de janeiro-fevereiro da Revista CONCERTO. Como nos últimos anos, acontece também a votação do público, que já está aberta (para votar, basta clicar aqui). 

O Prêmio CONCERTO tem sete categorias: Grande Prêmio, Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera, Música Orquestral, Música de Câmara/ Recital/ Coral, Jovem Talento, Inovação e CD/ DVD/ Livro.  

Os finalistas foram escolhidos em votação realizada na última semana por um júri composto por nove atuantes jornalistas e críticos musicais do país: Ana Cursino Guariglia, Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Luciana Medeiros, Márvio dos Anjos, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina.  

A votação do público ficará aberta até a meia-noite do dia 18 de dezembro. Basta acessar o link, escolher um vencedor em cada uma das categorias e clicar no botão enviar. O sistema impede que uma mesma pessoa vote mais de uma vez.  

Observação importante: João Luiz Sampaio, autor do libreto da ópera Clitemnestra (ao lado de Livia Sabag) e professor do Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro, não participou das votações do Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera e da categoria Inovação (desta última, também não participou Ana Cursino Guariglia, por conta de seu trabalho no ateliê).

Conheça abaixo os finalistas do Prêmio CONCERTO 2024 (em ordem alfabética). 

Escolha seus preferidos e vote! 

Grande Prêmio CONCERTO 2024 

Isaac Karabtchevsky 90 anos, maestro
[Aos 90 anos, pelas realizações de uma vida dedicada à música]

Marisa Rezende 80 anos, compositora
[Pelas celebrações em torno de sua obra em seu 80º aniversário]

Teatro Cultura Artística
[Pela reinauguração do teatro agora voltado exclusivamente à música]

Prêmio CONCERTO 2024 Lauro Machado Coelho de Ópera

Carmen, de Bizet
Roberto Minczuk / Jorge Takla
[Theatro Municipal de São Paulo] 

Clitemnestra, de Marcus Siqueira
Gabriel Rhein-Schirato / Menelick de Carvalho
[Festival de Música Erudita do ES]

Homens ao mar, de Ralph Vaughan Williams
Claudio Cruz / Caetano Vilela
[Theatro São Pedro, SP]

Prêmio Concerto 2024 Música orquestral  

Internationale Bachakademie Stuttgart e Gaechinger Cantorey
Hans-Cristoph Rademann, regência
“Messias”, de Händel [Cultura Artística]

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Elim Chan, regência / Domniq, percussão
Obras de Clyne, Eötvös e Shostakovich
[Fundação Osesp]

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Para ouvir as Américas (Beethoven, Ives, Villa-Lobos, Varèse)
Thierry Fischer, regência
[Fundação Osesp]

Prêmio CONCERTO 2024 Música de câmara / Recital / Coral  

Josy Santos, mezzo-soprano, e Markus Hadulla, piano
[Mozarteum Brasileiro]

Mathias Goerne, barítono, e Anton Mejias, piano
Winterreise, Franz Schubert
[Cultura Artística]

Víkingur Ólafsson, piano 
Variações Goldberg, Bach
[Fundação Osesp]

Prêmio CONCERTO 2024 Jovem Talento  

Caio de Azevedo, compositor

Lucas Thomazinho, pianista 

Nathan Amaral, violinista

Prêmio CONCERTO 2024 Inovação

Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro
Projeto de criação de novas óperas

Coletivo Ubuntu Brasileiro
Movimento de apoio aos artistas negros para a promoção da equidade na música de concerto e na ópera

Concurso Compositoras Latino-Americanas 
[Fundação Osesp]

Prêmio CONCERTO 2024 CD / DVD / Livros  

CD Integrais
Edelton Gloeden, violão
Obra completa para violão de Camargo Guarnieri, César Guerra-Peixe, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda e Edino Krieger 
[Selo Sesc]

CD Lorenzo Fernandez, Sinfonias nºs 1 e 2
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Fabio Mechetti, regente
[Naxos, A música do Brasil]

CD Pianolatria
Cristian Budu, piano 
[Selo Sesc]

Participe! Clique aqui para votar.

Prêmio CONCERTO 2024

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.