Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/12/2019

Prezada leitora, prezado leitor,

Você tem em mãos a edição 267 da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. Aqui você se informa sobre tudo o que se passa no mundo da música, da agenda com os principais eventos do mês – confira o Roteiro Musical ilustrado a partir da página 30 – aos lançamentos de CDs e livros. 

A capa desta edição da Revista CONCERTO é dedicada à Sala Cecília Meireles, polo da cultura clássica da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil. A Sala, como é chamada, é reconhecida como uma de nossas melhores acústicas para a música de câmara e foi um dos poucos espaços cariocas que atravessou mais ou menos incólume a crise dos últimos anos. Desde setembro passado novamente sob direção de João Guilherme Ripper – que em sua gestão anterior liderou um criterioso restauro do prédio e de suas instalações e dinamizou sua estrutura administrativa –, a Sala Cecília Meireles anuncia sua temporada 2020, que inclui até uma série de assinaturas. “Estabeleci como missão retomar a vocação da Sala enquanto palco da música de câmara, um nicho do qual ela saiu nos últimos tempos, oferecendo arcos de programação com visão abrangente de compositores e períodos”, conta Ripper à jornalista Luciana Medeiros, conforme a matéria publicada na página 20.

A entrevista do mês é com a mezzo soprano Luisa Francesconi, uma de nossas mais requisitadas cantoras da atualidade – em dezembro, Francesconi participa da nova produção de Eugene Onegin, de Tchaikovsky, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, canta na Nona sinfonia de Beethoven no encerramento da temporada da Osesp, em São Paulo, e vai a Campinas interpretar o Réquiem de Mozart. Em conversa com o editor executivo João Luiz Sampaio, a artista falou sobre suas apresentações e sua carreira, bem como sobre seus estudos da interpretação teatral na ópera (página 16).

Este mês marca a estreia de uma ópera brasileira: O peru de Natal, escrita por Leonardo Martinelli sobre libreto de Jorge Coli inspirado no conto homônimo de Mário de Andrade (Martinelli e Coli são, respectivamente, colaborador e colunista da Revista CONCERTO). O jornalista Irineu Franco Perpetuo conversou com a dupla e escreve sobre a nova obra na seção Repertório (página 18)

Também a Osesp apresenta um projeto especial em dezembro, “Todos juntos – uma ode global à alegria”, iniciativa do Carnegie Hall que dá início às comemorações dos 250 anos de Beethoven. Sob regência de Marin Alsop, o último movimento da Nona, de Beethoven, Ode à alegria, será cantado em português em tradução de Arthur Nestrovski, em um programa que será complementado por obras de autores brasileiros, como escreve a jornalista Camila Fresca (página 26). Os concertos também são os últimos que Marin Alsop realiza como regente titular e diretora musical da Osesp.

“A música dele agrada muito, toca o coração das pessoas. Eu convivi com ele e tenho a obrigação de deixar essa música para que as pessoas possam ouvir.” Quem diz isso é a pianista Maria Josephina Mignone, que, aos 96 anos, acaba de produzir o nono CD da coleção que recupera a obra de seu marido, Francisco Mignone, um dos mais importantes e prolíficos criadores da música brasileira do século passado. Auxiliada pela filha Anete Rubin, Maria Josephina tem como objetivo lançar 25 álbuns, como conta na matéria publicada na seção Fermata (página 48).

Leia ainda os textos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre a programação atual de música contemporânea), Jorge Coli (que relembra o selo Festa e comemora a coleção Música do Brasil da Naxos) e Júlio Medaglia (sobre os 250 anos de Beethoven).

E prepare-se para 2020: após a divulgação, em meses anteriores, das temporadas da Osesp, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Cultura Artística, da Tucca, da Orquestra Acadêmica e do Minas Tênis Clube de Belo Horizonte, a Revista CONCERTO apresenta nesta edição a programação do Mozarteum Brasileiro, do Theatro São Pedro, da Orquestra Jovem do Estado e da São Paulo Companhia de Dança. Tem muita coisa boa. Confira as atrações e reserve seus ingressos!

Desejamos a todos Boas Festas, com muita paz e música!