Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/09/2020

Prezada leitora, prezado leitor,

Você tem em mãos a edição nº 275, comemorativa dos 25 anos da Revista CONCERTO, um marco provavelmente único para publicações culturais na história do Brasil. Desde 1995, ininterruptamente, a Revista CONCERTO divulga a temporada clássica brasileira, comentando os principais acontecimentos do setor. Essa trajetória não teria sido possível sem a participação de alguns dos principais jornalistas e especialistas de nosso país, o que é uma honra e nos deixa muito orgulhosos. E também não teria sido possível sem o apoio de nossos anunciantes, das entidades promotoras, do meio musical e especialmente de vocês, nossos leitores. Muito obrigado a todos pela parceria e confiança!

E, como aniversário tem que ter presente, oferecemos a todos os leitores um ingresso gratuito para assistir, ao vivo pela internet, um concerto da Orquestra Filarmônica de Berlim sob regência de seu titular Kirill Petrenko. Anote na agenda: será no dia 19 de setembro, às 14h (horário de Brasília), via Digital Concert Hall (DCH), diretamente da icônica Sala Philharmonie, em Berlim. Entre na página do DCH no Site CONCERTO para buscar o cupom promocional e acessar a plataforma de transmissão. Festeje com a gente os 25 anos da Revista CONCERTO!

Após longos meses de pandemia, lentamente teatros e orquestras vão retomando suas temporadas. O editor executivo João Luiz Sampaio conversou com gestores e maestros para elaborar a matéria de capa desta edição, “Música possível”, em que escreve sobre as variadas iniciativas para a volta da música aos palcos em diversas cidades do país. Cada orquestra e cada região vive uma situação própria, mas todas têm em comum a responsabilidade de oferecer medidas que garantam a segurança de músicos e, dado o caso, do público. 

Outra matéria de destaque desta edição trata do lançamento do novo CD da coleção A música do Brasil, do selo Naxos. A Osesp sob direção de Isaac Karabtchevsky, e tendo como solistas alguns de seus excelentes músicos, gravou os Choros de Camargo Guarnieri em uma primorosa interpretação. Para falar sobre as obras e o compositor, o jornalista Irineu Franco Perpetuo entrevistou o musicólogo Paulo de Tarso Salles.

Leia ainda nesta edição sobre Priscila Rato, Fernando Cordella, Benito Juarez, Otto Maria Carpeaux e Nikolai Kapustin, bem como sobre os recentes lançamentos de CDs. 

Desejamos a todos um ótimo mês musical!