Prezada leitora, prezado leitor,
É com muito prazer que apresento esta nova edição da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. Na matéria de capa, abrimos espaço para um dos grandes músicos de nosso tempo, o argentino Astor Piazzolla. Com uma criação fortemente influenciada pela música popular e pelo tango, suas composições, pela originalidade e pela competência de escrita musical, vêm cada vez mais enriquecendo o repertório de orquestras sinfônicas e grupos camerísticos no mundo inteiro. O jornalista Irineu Franco Perpetuo escreveu a matéria sobre o compositor e bandeneonista – que, se vivo estivesse, completaria 100 anos em 2021 – e fala das homenagens que a Osesp, a Ospa e diferentes orquestras e festivais estão programando em lembrança à data.
O tenor Martin Muehle é uma das grandes vozes que surgiram no Brasil nessa geração. Radicado na Alemanha desde 2012, trabalhando inicialmente no elenco fixo do teatro de Mannheim e desde 2015 como solista freelancer, Muehle acaba de estrear com sucesso em montagens do Maggio Musicale Fiorentino e da Bayerische Staatsoper em Munique, como conta em entrevista ao editor executivo João Luiz Sampaio.
A exímia harpista russa-brasileira Liuba Klevtsova, que neste mês sola o concerto de Radamés Gnattali na Sala Cecília Meireles, é retratada na seção Fermata pela jornalista Luciana Medeiros. Na seção Palco, destacamos o trabalho da orquestra GRU Sinfônica, dirigida por Emiliano Patarra, que em julho fará a estreia de quatro obras especialmente encomendadas. E a pesquisadora e jornalista Camila Fresca escreve sobre os dois concertos para piano de Brahms, que neste mês serão apresentados pela Filarmônica de Minas Gerais.
Não deixe de ler os textos de nossos colunistas João Marcos Coelho (que reflete sobre um ensaio de Silviano Santiago), Jorge Coli (sobre o Concurso de Canto Maria Callas) e Júlio Medaglia (que lamenta o falecimento do diretor cênico Walter Neiva). E acompanhe a agenda no Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO, que, ao lado das programações on-line e ao vivo, mostra o lento retorno de concertos presenciais.
Leia a Revista CONCERTO e desbrave com a gente o maravilhoso mundo da música.