Prezada leitora, prezado leitor,
A matéria de capa desta edição da Revista CONCERTO, redigida pelo jornalista Irineu Franco Perpetuo, enfoca um dos grandes músicos brasileiros da atualidade, o violinista e maestro Luis Otavio Santos. Especialista no repertório histórico com instrumentos de época, Luis Otavio tem ampliado sua atuação também em direção às orquestras modernas, como a Osesp, a qual ele dirige neste mês em um repertório que traz obras dos compositores barrocos Händel, Bach e Telemann.
O Instituto Baccarelli, um paradigma para projetos de inclusão social pela música em nosso país, completa 25 anos agora em outubro. A jornalista Camila Fresca conversou com o maestro Edilson Ventureli, diretor executivo da instituição, para falar da comemoração, de como o Baccarelli enfrentou a pandemia e dos grandes desafios artísticos e sociais da cultura no Brasil.
A seção Fermata desta edição é reservada à soprano Eliane Coelho, diva maior do canto brasileiro. Como relata Luciana Medeiros, Eliane, aos 70 anos, exibe energia invejável e mantém destacada agenda de apresentações em óperas e recitais.
Dentro da programação do mês, destacamos ainda a estreia da ópera O engenheiro, de Tim Rescala, que será montada no Theatro São Pedro de Porto Alegre sob regência de Evandro Matté, e o recital do pianista Aleyson Scopel, que interpreta a integral dos Noturnos de Almeida Prado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Além de outras notícias e dos lançamentos de CDs e livros, esta edição publica os artigos dos colunistas João Marcos Coelho, Jorge Coli e maestro Júlio Medaglia.
Após mais de um ano e meio de pandemia, diversos teatros retomam uma programação mais constante e regular – ainda que com restrições na lotação dos espaços e seguindo à risca protocolos de segurança. E a temporada traz grandes atrações, com óperas, concertos sinfônicos e música de câmara. Consulte o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO e participe da temporada de sua cidade!