Prezada leitora, prezado leitor,
A matéria de capa desta edição da Revista CONCERTO é dedicada a uma das maiores personalidades musicais de nosso tempo: o oboísta, maestro e compositor Heinz Holliger. O artista estará em São Paulo neste mês para, com a Osesp, na Sala São Paulo, interpretar um repertório ligado à música vocal. Como Holliger conta a Irineu Franco Perpetuo, autor da matéria, “para mim, música é como uma linguagem que começa depois do fim de todas as palavras, como uma metalinguagem. Olhando para alguém como Schumann, ele era quase tão poeta quanto compositor; as duas coisas estão muito ligadas. Também Debussy chegou a seu estilo após conhecer toda a poesia moderna dos simbolistas franceses, como Baudelaire, Rimbaud, Mallarmé, Verlaine etc. Por isso acho muito importante fazer o máximo de música vocal que puder”.
A entrevistada do mês é a bailarina, documentarista, escritora e professora Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança. Em conversa com o editor executivo João Luiz Sampaio, Inês fala do universo da dança e das parcerias que têm realizado com o Theatro São Pedro e afirma que “a dança e a música juntas, em especial quando apresentadas ao vivo, podem potencializar as sensações do espectador”.
Na seção Fermata, a jornalista Luciana Medeiros apresenta a soprano paulistana Priscila Olegário, que neste mês protagoniza o papel-título da ópera Aida no Theatro Municipal de São Paulo. Hoje radicada na Bélgica, Priscila relembra seu percurso artístico e fala da emoção de estrear em sua cidade: “É a realização do sonho daquela adolescente que passava na frente do Municipal todo dia”.
Entre as diversas atrações que acontecem pelo Brasil em junho – sinalizando uma quase normalidade das temporadas após a trágica pandemia do coronavírus –, destacamos a nova edição do Festival Sesc de Música de Câmara (seção Acontece), o oratório Elias de Mendelssohn, que será apresentado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (seção Repertório), e o Gershwin Piano Quartet, que se apresenta na Sala São Paulo pela temporada do Mozarteum Brasileiro (seção Palco).
Como em todos os meses, a Revista CONCERTO traz os textos dos colunistas João Marcos Coelho (apresentando a “cooperativa clássica democrática” proposta pelo selo norte-americano Odradek), Jorge Coli (que reflete sobre as interpretações historicamente informadas) e Júlio Medaglia (que, em época de guerra, recupera
a questão da política na música).
Acompanhe, ainda nesta edição, notícias do mundo musical, uma seleção dos lançamentos de CDs e o Roteiro Musical ilustrado, com dezenas de eventos em diversas cidades do país. Leia a Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor