Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/09/2022

Com esta edição nº 297, a Revista CONCERTO completa 27 anos de circulação ininterrupta. Nesse período, a revista divulgou centenas de milhares de eventos – óperas, concertos e recitais –, contribuindo para o desenvolvimento da atividade musical clássica brasileira. Agradecemos aos promotores de concertos, nossos principais parceiros, aos anunciantes, que viabilizam a publicação, e especialmente a vocês, nossos fiéis leitores. Seguiremos empenhados em fazer uma revista sempre da melhor qualidade, comprometidos em difundir essa arte de maneira profissional, plural e inclusiva.

A matéria de capa desta edição, redigida por Irineu Franco Perpetuo, é sobre o Neojiba, que completa 15 anos em 2022. Criado e dirigido pelo pianista e maestro Ricardo Castro, o Neojiba é um programa de integração e promoção social por meio da música, que já transformou a vida de milhares de pessoas. Para comemorar o aniversário – e tendo como mote o bicentenário da Independência do Brasil –, o Neojiba fará neste mês mais uma turnê internacional em que se apresentará em importantes salas europeias.

O bicentenário da Independência também está presente em diversas outras páginas desta edição: em comemoração à data, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob direção do maestro Fabio Mechetti, realiza uma turnê de quatro concertos por Portugal; a cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte escreve sobre a criação e autoria do Hino da Independência; o maestro Júlio Medaglia lembra a música d. Pedro I; e o Roteiro Musical ilustrado destaca os principais eventos que festejam a data.

A pianista brasileira Clélia Iruzun é a artista entrevistada do mês. Radicada na Europa, Clélia tem realizado um importante trabalho para a divulgação do repertório brasileiro e da música contemporânea. Neste mês, a pianista se apresenta em recitais no Rio de Janeiro e em São Paulo e como solista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

A maestra Maíra Ferreira, regente titular do Coral Paulistano, é a personagem da seção Fermata desta edição. Em conversa com Camila Fresca, Maíra falou de sua trajetória e da estreia de nova encomenda do coral, Cantata, de André Mehmari.

A ópera dos três vinténs, de Kurt Weill e Bertolt Brecht; o Concerto para mão esquerda, de Ravel; Jorge Coli sobre música e afeto; João Marcos Coelho lembrando o cartunista Sempé; e muito mais: leia a Revista CONCERTO e fique por dentro de tudo o que se passa no mundo dos clássicos!

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor