Apresentamos nesta edição as novas temporadas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Após quase três anos das restrições impostas pela pandemia, as duas mais organizadas sinfônicas do país prometem uma programação rica e ambiciosa. A jornalista Camila Fresca analisou a temporada concebida por Arthur Nestrovski e detalha os planos da Osesp, que neste mês também faz importante turnê nos Estados Unidos. Além disso, o editor-executivo João Luiz Sampaio, que em setembro acompanhou a turnê da Filarmônica de Minas Gerais a Portugal, conversou com o maestro Fabio Mechetti para escrever sobre a programação da orquestra mineira.
Uma das atrações internacionais em São Paulo em outubro, em promoção da Tucca, é o Sphinx Virtuosi, conjunto da Organização Sphinx, projeto desenvolvido em Detroit, Estados Unidos, que tem como meta a integração de artistas negros e latinos na atividade musical. João Luiz Sampaio conversou com a fundadora e diretora artística do Sphinx, Afa Dworkin, que contou da experiência e dos resultados do projeto.
Neste mês, o tenor Flávio Leite faz a direção cênica de ópera O morcego, de Johann Strauss, realização da Ospa no Theatro São Pedro de Porto Alegre. Leite, que tem realizado importante trabalho para a promoção da ópera no Rio Grande do Sul, é o personagem da seção Fermata desta edição.
A Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, que se notabiliza por uma programação criteriosa e sempre atraente, promove neste mês o Festival Mendelssohn, com o Quarteto de Cordas Carlos Gomes e músicos convidados, como relata a jornalista Luciana Medeiros. Já em São Paulo, a temporada internacional do Mozarteum Brasileiro traz o Trio Eggner e o Theatro São Pedro apresenta o resultado de seu Atelier de Composição Lírica – após um ano de diversas atividades formativas, o espetáculo reúne três breves criações de jovens artistas, como escreve o jornalistas Irineu Franco Perpetuo.
Leia também os artigos de nossos colunistas João Marcos Coelho (sobre o centenário de Gilberto Mendes), Jorge Coli (que escreve de Toulouse, na França) e Júlio Medaglia (sobre os 60 anos de carreira do grande violoncelista Antônio Lauro Del Claro), e acompanhe as atrações musicais no detalhado Roteiro Musical ilustrado.
Leia a Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor