Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/11/2022

Já há alguns anos a coleção de CDs A Música do Brasil vem chamando a atenção de público e crítica. O projeto, realizado pelo Ministério das Relações Exteriores e contando com a parceria da Osesp, da Filarmônica de Minas Gerais, da Filarmônica de Goiás, da Academia Brasileira de Música e do selo Naxos, ambiciona o lançamento de trinta CDs com registros de algumas das principais obras orquestrais brasileiras. Não que não tenha havido lançamentos de criações históricas em outras oportunidades – basta lembrar os registros da própria Osesp com obras de Guarnieri, Santoro e Villa-Lobos, os CDs do Selo Sesc ou as antigas gravações da Funarte. Mas agora um amplo leque de compositores – entre os quais Nepomuceno, Braga, Guerra-Peixe, Oswald, Miguez, Velásquez, Almeida Prado e muitos outros – ganha suas obras editadas e gravadas com a qualidade que merecem e com uma inédita circulação no mundo inteiro. Para contar do projeto e de seus desdobramentos, o jornalista Irineu Franco Perpetuo redigiu o texto “A música do Brasil”, matéria da capa desta edição.

A entrevistada deste número da Revista CONCERTO é a diretora cênica Livia Sabag, responsável pela direção artística da 10ª edição do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que acontece neste mês de novembro. O editor executivo João Luiz Sampaio conversou com Livia, que fala das propostas inovadoras e da programação do evento, bem como de suas outras atividades.

Na seção Palco, a jornalista Camila Fresca escreve sobre os 20 anos de uma das mais ricas iniciativas musicais voltadas para o público infantil, a série Aprendiz de Maestro. Realizada pela Tucca, a Aprendiz de Maestro promove mais um de seus espetáculos no próximo dia 19, na Sala São Paulo.

Pablo Maritano é o diretor cênico de nova produção de Ariadne em Naxos, de Richard Strauss, que será apresentada no Theatro São Pedro de São Paulo a partir do dia 18 de novembro. Já conhecido no Brasil por trabalhos anteriores, Pablo conversou com a jornalista Luciana Medeiros sobre suas concepções e ideias, como publicado na seção Fermata. 

Na seção Repertório, a jornalista Camila Fresca escreve sobre a obra The Lark Ascending, de Ralph Vaughan Williams, compositor nascido há 150 anos. E leia ainda nesta edição da Revista CONCERTO os artigos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre dois festivais de música contemporânea que acontecem em São Paulo), Jorge Coli (que discorre sobre o gênero da zarzuela) e Júlio Medaglia (que lembra os 70 anos do pianista e compositor Amaral Vieira).
Leia a Revista CONCERTO e fiquei por dentro de tudo o que se passa no mundo da música clássica. Escolha seu programa e participe com a gente da temporada de sua cidade!

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor