Com a missão de “lotar os teatros e as salas de concerto”, publicamos em setembro de 1995 a primeira edição da Revista CONCERTO, o guia mensal da música clássica no Brasil. Hoje, mais de 27 anos depois, você tem em mãos a 300ª edição da publicação.
Está certo que enfrentamos crises econômicas e políticas – e até sobrevivemos a uma pandemia, em que fomos forçados a reinventar nossa missão para o “fique em casa e aproveite as transmissões on-line”. Mas, no cômputo geral, foram anos de grandes realizações para a música clássica brasileira.
Nesse momento, quero reiterar que a cultura é uma das ferramentas mais eficazes para o enfrentamento dos desafios atuais. A cultura e a música clássica não são apenas depositárias do mais valioso patrimônio de nossa humanidade; elas são vivas, proativas, questionadoras, irrequietas e transformadoras e têm muito a contribuir na busca de soluções para a imensa crise social
e ambiental que a civilização atravessa.
Por essas trezentas edições publicadas, quero agradecer aos teatros, às orquestras, aos promotores e a todos aqueles que movimentam essa grande engrenagem da atividade musical clássica – são eles os principais parceiros da Revista CONCERTO. Quero agradecer também a nossos anunciantes, sem os quais não seria possível levar a cabo esse empreendimento, e a nossos jornalistas – nos orgulhamos de contar com a participação de alguns dos maiores e melhores do país. Por fim, e mais importante, gostaria de agradecer a você, nosso exigente e fiel leitor, que é a razão final de nosso trabalho. Muito obrigado a todos!
A matéria de capa desta edição CONCERTO 300 traz o sensacional sopranista Bruno de Sá, e a entrevista do mês é com a presidente do Mozarteum Brasileiro, Sabine Lovatelli. O número ainda tem a primeira ópera escrita no Brasil, A noite de São João; o projeto EcoMúsica do pianista Fabio Caramuru; o quarteto Attacca; o compositor Tim Rescala; as temporadas do Mozarteum Brasileiro, do Municipal de São Paulo e da Sala Cecília Meireles; e os textos dos colunistas João Marcos Coelho (que escreve sobre a compositora e pianista Catarina Domenici), Jorge Coli (que assistiu a óperas em Nova York) e Júlio Medaglia (que lembra os 170 anos de Henrique Oswald). Além disso, como sempre, acompanhe o Roteiro Musical ilustrado com atrações de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de diversas outras cidades do país.
Desejamos a todos Boas Festas, com muita paz e boa música!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor