Osesp interpreta Tchaikovsky e missa de Puccini

por Redação CONCERTO 11/12/2025

Após apresentar a ópera Wozzeck, de Alban Berg, a Osesp, o Coro da Osesp e o Coro Acadêmico da Osesp interpretam nesta semana uma obra da juventude de Puccini, sua Messa di Gloria

A obra foi escrita em 1880, quando Puccini tinha 22 anos, mas só foi editada nos anos 1950, após sua morte. O compositor chegou a reutilizar passagens da peça em óperas como Manon Lescaut. Os solistas serão o tenor Issachan Savage e o baixo Shenyang.

No mesmo programa, Thierry Fischer rege a Sinfonia nº 6 de Tchaikovsky, seu testamento musical – e, na semana seguinte, nos dias 18, 19 e 20, será a vez da Sinfonia nº 5. As duas obras, que abordam temas como amor, destino e morte, encerram a integral do compositor, na qual a Osesp trabalhou ao longo do ano. 

Também nos dias 18, 19 e 20, o repertório inclui o Concerto para violino nº 1 de Max Bruch, que terá como solista o violinista Augustin Hadelich. “Toco o concerto desde que tenho oito ou nove anos, e voltei para ele com frequência ao longo dos anos. É uma obra que tem muita ternura, muito calor e nobreza”, diz Hadelich sobre a peça.

Hadelich também faz recital solo, na Estação Motiva Cultural, no dia 14, com obras de Telemann (Fantasia nº 8 TWV 40:21 e Fantasia nº 7 TWV 40:20), Coleridge-Taylor Perkinson (Louisiana Blues Strut: A Cakewalk e Blue/s Forms), Eugène Ysaÿe (Sonata nº 5 op. 27), Paganini (Capriccios nº 19 e nº 16) e Bach (Partita nº 2 BWV 1004).

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Podcast
Marcelo Jaffé fala sobre a estreia de obras pelo Quarteto da Cidade
Notícias Prêmio CONCERTO 2025 anuncia finalistas; leitores podem votar pelo Site CONCERTO
Notícias Prêmio Ernani de Almeida Machado anuncia vencedores
Notícias ECA-USP lança núcleo interdisciplinar Escola de Ópera


O tenor Issachan Savage [Divulgação]
O tenor Issachan Savage [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.